HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

FAQ




Você é iraniana ou descendente de iranianos?
Não, sou 100% brasileira.

Você mora no Irã?
Não, moro no Brasil, na cidade de Itapevi - SP

Como surgiu sua paixão pelo Irã? 
Aos 12 anos, eu já era fascinada pela Pérsia das  lendas do Oriente. Anos depois,  já na faculdade, me apaixonei pelo cinema e pelas artes visuais do Irã. Por fim, os  amigos  iranianos que  conheci na internet, me contagiaram com sua simpatia, gentileza e amor por sua própria cultura!

De onde veio a ideia de criar um blog sobre cultura iraniana? 
Como leitora de blogs sobre culturas há anos, sempre senti falta de informações sobre a cultura iraniana em português. Por isso decidi criar o blog.



Você tem alguma ligação com a Embaixada do Irã?
Embora o conteúdo do meu blog tenha sido utilizado na página da Embaixada,  meu trabalho é totalmente independente e não tem ligação com nenhuma entidade política.

Você é muçulmana, xiita?
Minha formação religiosa é católica romana, mas atualmente não sigo nenhuma religião específica. Respeito todas as formas de religião e tenho interesse especial pelo misticismo.

Você é casada ou namora com um iraniano?
Não falo sobre minha vida pessoal no blog, mas tenho contato com iranianos na internet há muitos anos, mas simplesmente como amigos.

Conheci um iraniano na internet que diz que me ama, o que você acha? 
 Em 6 anos de amizades com iranianos, já perdi as contas de quantos "eu te amo" eu já ouvi. Os iranianos são muito sensíveis, é normal dizerem que "amam" todo mundo. Por isso não acredite que um iraniano quer casar com você só porque disse isso.

Onde você pesquisa o conteúdo do seu blog?  
A maioria das fontes onde eu pesquiso o meu conteúdo está na página Seu Guia deste blog. Também recebo alertas do Google sobre cultura do Irã, além dos amigos do blog que sempre me indicam novas fontes.  

Quem fez o layout/design do seu blog?
Eu mesma. Sou formada em artes visuais e tenho experiência em design gráfico, por isso sempre gosto de criar meu próprio layout.

Posso colocar um anúncio no seu blog? É grátis?
Para colocar anúncios no blog eu peço em troca alguma contribuição em conteúdo para o blog ou cobro um valor simbólico semestral. Dou informações mais detalhadas por e-mail.

Você fala/ensina a língua persa?
Não sou fluente em língua persa, tampouco sou professora. Tudo o que sei da língua persa aprendi de forma autodidata.

Você também vende chás?
Não! Apesar de ser apaixonada por chás e do nome do blog conter esta palavra, eu não os vendo. Os únicos itens que comercializo são os artesanatos e produtos criativos da Loja Chá-de-Lima da Pérsia.


Como se prepara esse tal de Chá-de-Lima da Pérsia?
Pode até  existir alguma receita deste chá que desconheço, mas o "Chá-de-Lima da Pérsia" é um nome metafórico  que eu mesma inventei para o blog a fim de representar uma imagem doce e saborosa do que a cultura persa representa para mim.



Você trabalha com culinária iraniana?
Não. Todas as receitas iranianas publicadas no blog são retiradas de sites confiáveis da internet. 
Já testamos e aprovamos algumas receitas em alguns eventos do Chá-de-Lima da Pérsia em parceria com o Apropriarte.



Você faz excursões para o Irã?
Em parceria com a agência Azizam Tour , o Chá-de-Lima da Pérsia promove pacotes turísticos com roteiros especiais  para o Irã com saídas durante todo o ano.



É perigoso viajar para o Irã sozinha(o)?
Posso afirmar com segurança que não. O Irã é extremamente seguro para turistas, mas como em qualquer outro lugar do mundo é preciso respeitar as regras e principalmente as leis locais.

Quando você viajará novamente para o Irã?
Ainda não tenho previsão de quando, mas tenho planos de voltar.

Quer fazer uma pergunta para a Moça do Chá?