HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

A origem persa da árvore de Natal

Relevo em Persépolis, representação da árvore de Yalda
VOCÊ SABIA? A árvore decorada, um dos símbolos mais importantes do Natal também tem suas raízes na cultura persa. 
Nas celebrações de Yalda, no Solstício de inverno (21 de dezembro) dos antigos persas, a árvore sempre verde do cipreste (em persa Sarve), símbolo da vida e eternidade também era decorada representando o sistema solar. No topo da árvore estava o Sol (ou seja, o símbolo de Mehr, o deus Mitra) e sob ele, ao redor da árvore, outras decorações representando os planetas e estrelas. Ainda hoje, esse simbolismo pode ser visto em nossas árvores de Natal com as bolas coloridas representando planetas, e luzes, representando as estrelas. 
Símbolo natalino da estrela, provável representação do Sol na árvore de Yalda 
Os persas também tinham o costume de colocar duas fitas uma de prata e uma de ouro na árvore, ao redor da árvore, representando a Via Láctea, símbolo que também podemos de alguma forma em nossas árvores de Natal de hoje, representado pelos festões, colares e laços. As meninas mais jovens tinham seus desejos simbolicamente representados por embrulhos em tecido de seda colorido que eram  pendurados na árvore como oferendas para Mitra. Talvez por isso, seguimos o costume de colocar presentes sob a árvore.

Ciprestes, árvore típica da região de Shiraz,
símbolo da vida e eternidade para os antigos persas
Enquanto a árvore de Yalda fazia parte da tradição no Irã, a prática de trazer tais árvores para o lar na Europa só começou na Alemanha durante a Reforma no século XVI. Diz a lenda, que o famoso reformador alemão Martinho Lutero, no século XVIII tendo aprendido a respeito da árvore de Yalda, apresentou a árvore de Natal aos alemães. Como os ciprestes não eram muito conhecidos na Alemanha, assim como na maior parte da Europa, a árvore escolhida tornou-se um gênero de pinheiro que era abundante na Europa. 

Os alemães trouxeram o costume para a América, mas as árvores de Natal só se tornaram populares depois do século XIX. Em 1900, apenas uma em cada cinco famílias americanas tinha uma árvore de Natal. Durante as décadas seguintes o costume foi se espalhando por toda a América.

Hoje em dia, as comunidades cristãs que são uma minoria no Irã, também montam e decoram suas árvores de Natal e uma discreta decoração natalina, com objetivo  comercial surge em alguns lugares nas cidades iranianas.

Árvore decorada na cidade de Qom, no Irã com a palavra Allah (Deus) no topo no lugar da estrela 
Adaptado de  Academia.edu


2 comentários

  1. Unable to receive the coin in Binance

    Do you invest in Bitcoin through Binance? Sometimes users are unable to receive the coin Binance due to server errors. Are you also into same dilemma? Do you need an expert's advice? Binance customer service+1800-665-6722 is the best place to reach out and Binance toll free number is the ticket to reach them. Dial the number to get all the solutions at one place and enjoy the best services from the best professionals. They highly professional attitude is what makes everything easy for the users.
    Visit:- http://www.cryptophonesupport.com/exchange/binance

    ResponderExcluir
  2. Wow its informative post thanks for sharing it

    Book online bus ticket from Redbus

    ResponderExcluir