HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Parceria Chá-de-Lima da Pérsia & Apropriarte Cine Clube estreia com sucesso!


Na última sexta-feira (09/03), teve início a primeira atividade da parceria do Chá-de-Lima da Pérsia com o Apropriarte Cine Clube . 
O filme escolhido para inaugurar nosso ciclo de cinema iraniano foi “A Maçã”, dirigido por Samira Makhmalbaf

O público que já frequentava as edições do Cine Clube assiduamente, ficou encantado e impressionado com o filme e teve a oportunidade de compreender melhor a cultura iraniana através de uma reflexão criativa e da roda de conversa. 

Inaugurando a parceria com o Cine Clube: fui entrevistada
 pela diretora do Apropriarte, Maria Augusta Dib 

Provocando o debate: O que uma maçã significa para você? 

Antes da sessão tivemos uma reflexão proposta pela diretora do Apropriarte, Maria Augusta Dib, que convidou os participantes a escolherem de um cesto a fruta que dá título ao filme: as maçãs. Em seguida o grupo deveria falar o porquê de ter escolhido determinada maçã e o significado que esta fruta tinha para cada um. A partir daí um universo de reflexões trazidas por cada participante preparou o terreno para explorar o simbolismo da maçã no filme. 

Assistir a este filme documentário que é uma obra prima do realismo iraniano saboreando as deliciosas maçãs com certeza foi uma experiência cinestésica marcante para todos. 

Sala lotada: espectadores assistem a obra prima do cinema iraniano "A Maçã"
Para conhecer melhor a história do filme, leia o post sobre o filme: A Maçã e também, O que aconteceu com as meninas do filme "A Maçã".

Após a sessão, tivemos um bate-papo tão saboroso quanto as maçãs. Refletimos juntos sobre os objetos simbólicos do filme, abordamos questões filosóficas e compartilhamos experiências pessoais. Expliquei também como o filme foi produzido e respondi às curiosidades do público sobre o contexto cultural e o destino das personagens. 

Participação do público na roda de conversa divertida e interativa 
refletindo sobre o significado da maçã! 
Uma das propostas deste ciclo de filmes iranianos no Apropriarte Cine Clube  é trazer o Irã para mais perto do público brasileiro. O público não somente assiste ao filme, mas participa de uma experiência de imersão cultural e de uma reflexão ativa que o faz levar o filme para sua vida e ampliar seus conhecimentos. 

A parceria do Cine Clube Apropriarte com o Chá-de-Lima da Pérsia continua no mês que vem! A próxima sessão está marcada para o dia 06/04/18! Não perca! 

(Créditos das fotos: Apropriarte)


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário