HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Uma linda história ilustrada do erudito persa Avicena


Salam amigos, nestes tempos de hostilidades aos iranianos, sempre gosto de contrabalançar mostrando como alguns artistas e autores estrangeiros retratam com carinho a cultura persa. E por acaso, me recordei de um post que mostrava um lindo livro ilustrado destinado ao público infantil sobre um dos maiores eruditos da Pérsia, o célebre Ibn Sina, conhecido no ocidente como Avicena. Publicado por uma editora canadense, o livro The Amazing Discoveries of Ibn Sina, foi escrito pela libanesa Fatima Sharafeddine e ilustrado pela iraquiana radicada no Irã Intelaq Mohammed Ali. 

Mas quem foi o Avicena, e por que a história dele foi parar em um livro infantil? 

Avicena (980-1037), foi uma das figuras mais influentes da história nos estudos sobre o corpo humano e em diversas áreas do conhecimento. Ele também é lembrado como um prodígio, que desde muito jovem já era um ávido leitor, tendo memorizado o Alcorão aos dez anos e completado seus estudos em medicina aos dezesseis anos de idade. Escreveu 450 livros sobre física, filosofia, astronomia, matemática, lógica, poesia e medicina, incluindo o famoso Canon da Medicina, que até hoje é considerado uma referência neste campo. Por, fim ele é mais conhecido como o pai da medicina moderna. Seu túmulo se encontra na cidade de Hamadan no Irã. 

Para os apaixonados por histórias infantis e artes gráficas, como eu, estas ilustrações inspiradas nas iluminuras de antigos manuscritos islâmicos são uma delícia para os olhos! 

Capa do livro
Ele nasceu em Bukhara, cidade da antiga Pérsia que fica no atual Uzbequistão
Sua grande paixão era a medicina, e ele completou seus estudos aos dezesseis anos

Seu talento para curar o tornou famoso e influente 

Desvendou os mistérios do corpo humano...

Mas ele queria ir além...
Dedicou-se ao estudo da astronomia...
E escreveu 450 livros em várias áreas do conhecimento 

Sua obra prima, o Cânone de Medicina 

E hoje ele descansa na cidade de Hamadan no Irã

Baseado em:
 Brain Pickings


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário