HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Linkagens 2016: 12 fatos que vão fazer você ver os iranianos com outros olhos


Salam amigos! 2016 sem dúvida foi um ano surpreendente, em todos os sentidos. Para muitos, um ano de decepção, com poucas coisas boas, e um clima de "acaba logo" parece que tomou conta da internet. Aqui no blog Chá-de-Lima da Pérsia, sempre fiz questão de mostrar coisas boas e positivas sobre o Irã, o único país que tive a oportunidade de visitar, mas que deixou somente boas memórias em minha vida. E mesmo em minhas redes sociais, por mais indignada ou triste que eu esteja com a situação de nosso país ou da minha vida pessoal, tento evitar de compartilhar notícias trágicas ou mensagens que me tragam mais desânimo. Também não sou fã de clichês motivacionais, nem conselhos superficiais de autoajuda que funcionam muito bem para quem escreve, mas não para mim. Em vez disso prefiro compartilhar tudo aquilo que me inspira, que me encanta e o que desejo espalhar para o mundo, porque é isso que também espero receber de volta!
Como o tema do meu blog é a cultura iraniana, todos os dias recebo alertas de notícias sobre o Irã: 90% destas notícias falam sobre política internacional ou violações dos direitos humanos. E adivinhe qual é o único veículo em língua portuguesa dedicado somente ao que há de melhor na cultura iraniana? 
Para que possamos começar 2017 com o coração e o pensamento voltados para novas realizações, fiz esta seleção de linkagens, que foram compartilhadas em  nossos grupos do Facebook e em nossa Fanpage ao longo de 2016: 

O galã iraniano que conquistou um dos prêmios mais importantes do cinema mundial, como protagonista  do filme O Vendedor.

A despedida ao aclamado diretor que pôs o Irã no mapa do cinema mundial, transformou gente comum em estrelas de cinema e deixou lições inestimáveis através de seus filmes.

Zahra Nematizadeh, a rainha arqueira do time olímpico e paralímpico do Irã, que superou as limitações físicas e se tornou um das melhores atletas de seu país

Se por um lado na política, as relações entre EUA e Irã são conturbadas, no esporte eles festejam juntos e fazem boas amizades! 

Kimia Alizadeh, uma atleta iraniana de apenas 18 anos, tornou-se a primeira mulher de seu país a conquistar uma medalha olímpica, conquistando o bronze no Tae Kwon Do.

Sajad Gharibi não é apenas um fortão qualquer, é um jovem iraniano de proporções assustadoras que se tornou um fenômeno da internet por se comparar a um super herói da Marvel. 

O zagueiro Cardoso pensou que ia encontrar "guerras e bombas no Irã", mas teve boas surpresas em sua chegada ao país. 

Por ocasião de uma celebração religiosa,  peregrinos iranianos plantaram árvores em um antigo campo minado na fronteira com o Iraque, local que na década de 80 foi um dos palcos da guerra entre os dois países.  

 Ahmad Soufi nasceu em 1882, no Curdistão iraniano e em 2016 completou 134 anos de idade. Possivelmente ele é o homem mais velho do mundo e ainda aparenta ser saudável! 

Para Komeli Nezafati, um jovem  mulá, a compaixão pelos seres vivos é a justificativa para salvar a vida de muitos animais abandonados. 

Imagine se no futuro pudéssemos acabar com a poluição emitida pelos veículos! O cientista iraniano Alaeddin Ghasemi parece ter encontrado a solução! 

Uma imagem emocionante que viralizou nas últimas semanas é a de um professor visitando um aluno com câncer, para ensinar o que ele vem perdendo na escola por estar internado. 

Que tal fazermos um exercício de reflexão nesta final de ano? Pegue todas notícias ruins de que for capaz de lembrar, anote em um papel, faça uma bola com o papel e dê um chute para o mais longe que puder! 

E você? Lembra de mais alguma notícia bacana de 2016? Compartilhe nos comentários e deixe sua mensagem de Feliz 2017! 


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário