HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

3ª Picnic dos Amigos da Pérsia: Um encontro inesquecível entre brasileiros e iranianos


Salam amigos! Demorei, mas estou de volta trazendo o tão aguardado post sobre o 3º Picnic Iraniano dos Amigos da Pérsia, que aconteceu no domingo passado (11/12) no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Um domingo chuvoso, mas nada atrapalhou a nossa diversão.

Esta é a frase que poderia resumir o nosso evento. Mais uma vez, com muita alegria, brasileiros e iranianos, se encontraram para celebrar a amizade que surgiu a partir do amor em comum pela cultura do Irã! 
Logo de manhã, eu e a amiga Karla Mendes, que sempre vem de Brasília, para organizar e agitar a turma, nos reunimos com urgência, para preparar os pratos típicos da culinária persa que não poderiam faltar em nosso piquenique, já que os iranianos que convidamos no último encontro não puderam participar. Às 12h30 eu estava lá na marquise, em frente à Oca, esperando pelos convidados, apreensiva com o tempo chuvoso, enquanto Karla jan corria contra o tempo para finalizar os pratos. 

Amigos reunidos no início do encontro

Brasileiras apaixonadas pelo Irã
Logo chegaram os queridos amigos Vanessa Paulino, Carol e Daniel Plácido, de São Paulo e Jefferson Henrique de Jandira. Também recebemos uma rápida visita da amiga leitora Aniete Barros que infelizmente não pode permanecer no encontro por motivos familiares, mas me felicitou com seu carinho e gentileza.
Ainda tivemos a sorte de nos sentar na grama sob uma árvore no começo do encontro, quando saiu um sol que quase nos deu a esperança de que o tempo permaneceria estável. Abrimos o nosso cardápio com o Mast o Khiar, o tradicional, iogurte com pepino e hortelã, servido com pão sírio, uma receita simples e deliciosa que não pode faltar em uma refeição iraniana. Porém, passadas umas horas a garoa começou e depois a chuva  caiu pra valer, e a única saída foi levar a nossa toalha, junto com o nosso banquete para a área coberta da própria marquise. Disputando espaço com skatistas, patinadores, ciclistas e a feirinha de artesanato, mas lá estávamos firmes e fortes!


Banquete iraniano na marquise do Ibirapuera...

O delicioso Khoresht Gheimeh
Um domingo de chuva na capital paulista, atrasa todo mundo. Mas, finalmente, a guerreira Karla chegou com o prato principal e o chai, e para alegria geral, outros três amigos iranianos vieram juntos com ela: os simpáticos e divertidos Majid, outro Majid e seu amigo Vahid. Então nos servimos do tão esperado e saboroso Khoresht Gheimeh, um delicioso cozido de carne com molho de tomate, cebola, lentilhas e limão seco, acompanhado de arroz com açafrão e batatas fritas. Um sabor que com certeza surpreendeu o paladar de nossos amigos brasileiros e arrancou elogios dos rapazes iranianos saudosos da culinária de sua terra natal!

Para os amigos da Pérsia, não teve tempo ruim 
Roubamos a cena com esse piquenique!
 De sobremesa tivemos frutas deliciosas como melancia, pêssego, uvas, tâmaras e damascos, que não podem faltar em um piquenique iraniano, e como todo mundo adora doce, também teve chocolates trazidos pelos nossos amigos brasileiros. E por fim, um legítimo chai iraniano, para aquecer a nossa amizade, que resistiu até ao temporal em meio a uma tarde de domingo.

"Melhor encontro de todos", "adoramos tudo, a comida e as pessoas maravilhosas que conhecemos" e "que venham mais encontros!". Estas foram algumas das palavras dos participantes deste dia inesquecível!

Os gatos persas *-*

E a melhor parte deste encontro: novas amizades e ótimas recordações! 
Para finalizar, gostaria de deixar minha imensa gratidão a todos os que participaram, cujos nomes foram citados neste post, que colaboraram com tanto carinho e boa vontade para o sucesso deste evento. E também a todos, que gostariam de ter participado, mas não puderam, por morarem muito longe, ou por quaisquer outros motivos. Haverá outras oportunidades de nos encontrarmos, e faremos o possível, também para ir a outras cidades!


Desde já, estão todos convidados! Um grande abraço a todos! 


2 comentários

  1. Muito legal, Janaína!!! Divulgue o restaurante de Nasrin e Cláudio. Faz tempo que não apareço por aqui. Muito trabalho e viajei nos últimos tempos pela Turquia, Índia e Nepal. Quando o Estado Islâmico sair do Iraque, pretendo visitar os sumérios, caldeus, assírios e babilônicos, Bagdad e Basra, ou o que tiver sobrado desses lugares históricos fantásticos. Feliz Natal! Abraço, José Henrique dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Aiiinnn Azizam! Que lindo post!! A cad pic-nic fico mais feliz por ter oportunidade de reunirmos esse pessoal animado!! Faltaram pessoas queridas sim, mas os que foram fizeram a festa!! Que venham mais e mais... e que principalmente os amigos iranianos reconheçam a importância desses encontros para interagirem com brasileiros que admiram e querem conhecer mais sobre a Cultura Iraniana... Conseguimos passar as informações sim, mas nada melhor do que ouvirem da boca de autênticos iranianos! Parabéns a todos Azizam! E parabéns ara nós duas que estamos sempre dispostas a divulgar o Irã a todas as pessoas interessadas!! Boooosss!!!

    ResponderExcluir