HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Perfil dos atletas do Irã nos Jogos Olímpicos 2016

Salam amigos! Conforme o prometido hoje vamos conhecer um pouco melhor o perfil da equipe de atletas que está competindo pelo Irã nos Jogos Olímpicos Rio 2016.


Cerimônia de Abertura

A atleta olímpica e paraolímpica Zahra Nemati, porta bandeira do Irã
Os atletas iranianos marcharam na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 liderados por uma porta bandeira pra lá de especial, a arqueira Zahra Nemati. Chegando ao estádio em uma cadeira de rodas, Nemati foi o chamariz para uma equipe composta predominantemente por homens. Na sexta-feira, antes mesmo da abertura, ela já começou sua jornada para a primeira medalha durante a fase de qualificação de tiro com arco no Sambódromo com um bom resultado. 

Tiro com Arco
Nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, Zahra Nemati se tornou a primeira mulher do Irã a conquistar uma medalha de ouro, de acordo com o site do Rio Jogos Olímpicos. Nemati ganhou seu lugar em ambos os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com um forte desempenho no Campeonato asiático de 2015 e Campeonato do Pará.

Luta Livre


Na luta livre (fotos acima na sequência), Hassan Rahimi, Meisam Nassiri, Hassan Yazdani, Alireza Karimi, Reza Yazdani e Komeil Qasemi.

Luta Greco-Romana


Na luta Greco Romana,  os vencedores das medalhas de ouro em Londres 2012, Hamid Sourian e Omid Norouzi, além de Qasem Rezaei, Saeid Abdevali, Habibollah Akhlaghi e Bashir Babajanzadeh.

Levantamento de Peso 


Cinco halterofilistas iranianos se classificaram para os Jogos Olímpicos do Rio e todos eles são favoritos para ganhar as medalhas. Entre eles estão Mohammad Reza Barari, Ali Hashemi, Sohrab Moradi, Kianoush RostamiBehdad Salimi que visa manter o seu título depois de sua performance medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Atletismo




No atletismo (pista e campo), nove homens e uma mulher irão competir. Nas provas de pista e de estrada, Reza Ghasemi e Hassan Taftian são representantes do Irã nos 100 metros, Hamidreza Zouravand nos 20 metros a pé e Mohammad Jafar Moradi na maratona.
Ainda no atletismo, Mohammad Arzandeh vai competir no salto em distância,
 o vencedor da medalha de prata em Londres 2012 Ehsan Hadadi e Mahmoud Samini no lançamento de disco; e Pejman Ghalehnoei e Kaveh Mousavi no lançamento de martelo.
A única mulher iraniana no atletismo é Leila Rajabi que irá competir por uma medalha no arremesso de peso.

Tae-Kwon-Do


No taekwondo, quatro atletas, três homens e uma mulher estão nas competições. Kimia Alizadeh Zenoorin é a única mulher iraniana na categoria feminino leve (-57 kg), os atletas masculinos são Farzan Ashourzadeh, Mahdi Khodabakshi e Sajjad Mardani.

Voleibol


A equipe de vôlei masculino do Irã qualificou-se para os jogos como o time asiático mais bem classificado no World Qualifying Tournament no Japão no início deste ano, uma estreia significativa do país no esporte dentro das Olimpíadas (falaremos mais sobre a equipe completa em um próximo post).

Tiro Esportivo


Quatro mulheres e um homem competirão na modalidade tiro esportivo. As mulheres incluem Elaheh Ahmadi  (rifle de ar 10 m), Mahlagha Jambozorg ( Carabina 3 posições 50m ), Najmeh Khedmati em ambos as categorias e Golnoush Sebghatollahi (pistola de ar 10m e pistola 25m). Pouria Norouzian (rifle 10m e rifle 3 posições 50m) é o único atirador Masculino do Irã.

Ciclismo


Os ciclistas iranianos no evento incluem Qader Mizbani, Arvin Moazzami e Samad Pourseyedi.

Judô


O Irã qualificou três judocas para cada uma das seguintes categorias de peso: Alireza Khojasteh, Saeid Mollaei e Javad Mahjoub.

Tênis de Mesa


Três atletas irão competir pelo Irã no tênis de mesa. Os Irmãos Nima e Noshad Alamian e Neda Shahsavari irão jogar nas categorias individuais de homens e mulheres, respectivamente.

Esgrima
Os esgrimistas, Ali Pakdaman e Mojtaba Abedini são os candidatos na categoria de sabre masculino.

Natação
A natação iraniana é representada pelo atleta mais jovem da equipe, com apenas 16 anos, Arya Nasimi Shad

Remo
Finalmente, a modalidade remo, é representada por uma única mulher, a estreiante nas olímpica Mahsa Javar.
Fontes de pesquisa: Pars Today  e Site Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Espero que tenham gostado do post, continuem acompanhando as novidades do Irã nos Jogos Olímpicos Rio 2016 aqui no blog!


Um comentário