HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Leonardo Di Caprio deve ou não interpretar o poeta Rumi?

Jalal ud-Din Rumi / Leonardo Di Caprio
Salam amigos! Após um breve período de sumiço estou de volta com a polêmica da vez que é nada mais nada menos do que: O que vocês acham de um ator norte-americano interpretando o mais amado-idolatrado poeta persa no cinema?

Segundo noticiou o jornal The Guardian, o diretor David Frazoni, que ganhou o Oscar com Gladiador (2000), estaria cogitando Leonardo DiCaprio para interpretar o poeta persa místico Jalal al-Din Rumi.
Disse o premiado diretor hollywoodiano que através de seu filme "desafiará o retrato estereotipado dos personagens muçulmanos no cinema ocidental mostrando a vida deste grande erudito sufi. Rumi é muitíssimo popular nos EUA. Eu penso que este filme irá lhe trazer uma face e uma história". 

Mas o que está gerando a polêmica, é o fato de Frazoni ter escolhido para a "face de Rumi", nada menos do que um ator branco e norte-americano, como Leonardo Di Caprio. 

Várias pessoas, especialmente muçulmanos, começaram a protestar nas mídias sociais expressando a sua frustração por meio da hashtag #RumiWasntWhite (#RumiNaoEraBranco). A reação também se deu porque o público acredita que o papel ficaria melhor para um ator com traços mais orientais, de preferência um não-branco e não-americano. Foram até criadas listas de qual ator não-ocidental seria o melhor Rumi no lugar de Di Caprio

Se não fosse Hollywood, o ator indiano Hrithik Roshan, seria o Rumi perfeito para mim!
Os escritos do poeta Rumi, que provavelmente nasceu no séc. XIII nas fronteiras orientais do Império Persa, que corresponde atualmente ao Afeganistão, são extremamente populares tanto nos países islâmicos quanto fora deles. Suas obras místicas  Masnavi e Divan, são consideradas entre as mais belas poesias da humanidade e uma edição de bolso com seus poemas o tornou um dos poetas mais bem-vendidos nos EUA em 2014.

Franzoni, disse que já viajou à Turquia com o produtor Stephen Joel Brown para entrevistar estudiosos de Rumi em Istambul e visitar seu mausoléu em Konya, onde o sábio sufi está enterrado. Eles disseram que gostariam que Leonardo Di Caprio interpretasse Rumi, e  Robert Downey Jr estrelasse como seu mentor espiritual Shams de Tabriz. Além disso, tudo o que se sabe é que o filme ainda está em fase embrionária, e os produtores esperam começar as filmagens no ano que vem. 

Aqui no blog já falamos anteriormente sobre como Hollywood retrata os persas e iranianos. Mas o que de fato preocupa os fãs da Sétima Arte, é uma espécie de racismo enrustido que passou a ser definido pelo termo whitewashing ou "branqueamento" de protagonistas que interpretam heróis advindos do Oriente visando maior adequação ao padrão de representação norte-americano. O que não parece ser algo fora da realidade quando lembramos que no ano anterior a hashtag #OscarsSoWhite (#OscarTãoBranco) denunciava a falta de diversidade na Academia. 

E o que eu acho? Aqui no Brasil, parece que não somos tão afetados pelo whitewashing hollywoodiano, uma vez que os atores principais de nossos filmes e novelas não são tão diferentes do padrão "lava mais branco" dos americanos. Apesar disto, acredito que Leonardo Di Caprio é um grande ator, com talento e competência para o papel. E nas montanhas afegãs, onde nasceu Rumi podem ser encontrados homens tão belos como o Di Caprio com olhos e pele tão claros quanto os dele. Quer um exemplo? 
Se precisar, coloque este moço afegão de dublê do Di Caprio no filme 
Vamos esperar o filme e esperar nossos amigos iranianos que conhecem bem a mensagem do Mawlana Rumi avaliarem o quesito artístico. E sabe-se lá quando, a gente volta a falar dele aqui no blog! 

(Baseado em The Telegraph)


6 comentários

  1. Hrithik Roshan ia ser ótimo mesmo, grande ator ! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu me apaixonei por ele interpretando o imperador Akbar naquele filme épico Jodha Akbar!

      Excluir
  2. Caros leitores, não gosto de ataques pessoais em minha página, por isso me reservei o direito de deletar alguns comentários. Por favor atentem-se a críticas e discussões somente ao conteúdo do post! Grata pela compreensão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço imensa desculpa
      Vc me pediu fontes e eu ia por fontes agora para você ver mas infelizmente vi q tem apagado tudo!!! sob desculpa de ataque pessoal!!!! até que compreendo !!!! Os seus amigos podem não ter gostado e você pode receber e expulsar quem quiser porem só para esclarecer eu não ofendi ninguém e fiz nenhuma ataque pessoal ; dei minha opinião e até elogiei seus posts, lamento que tenha interpretado desta forma! Agora é com você se o seu amor por republica islâmica do Irã é tão grande que é capaz de pisar o principal direito cidadania que é liberdade de expressão é com você decidir!!! da minha parte ....

      Excluir
    2. Minha cara,
      Em respeito à sua liberdade de expressão, não apagarei este comentário. Mas, infelizmente houveram ataques pessoais sim, e em respeito à maioria dos leitores eu me reservo ao direito de apagar, mesmo que a pessoa seja minha amiga. Seus comentários quanto a vida pessoal do poeta Rumi é que careciam de fontes... Do contrário do que parece, eu gosto de ouvir críticas sim, e até já mudei conteúdos de posts quando algum leitor achou alguma incoerência ou palavras mal-expressadas.

      Excluir
  3. Também acho que Leonardo tem talento para o papel de Rumi, mas a aparência do ator indiano que você mencionou como sendo perfeito para o papel, me fez concordar com você, embora não conheça ele como ator.
    No entanto, Leonardo pode surpreender, mas entendo todo o contexto que envolve o papel.
    Aprecio o seu blog, gosto de navegar por aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir