HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Viajar para o Irã: 7 dicas especiais para fotógrafos


Salam amigos! Quem não gosta de trazer muitas fotos de recordação de uma viagem?
Para nós brasileiros, tirar fotos de qualquer coisa e em qualquer lugar é algo tão comum que quase já não nos questionamos sobre os limites do que pode e do que não pode. Eu pessoalmente amo registrar todos os locais que visito com minha pequena Nikon ou com o celular. Mas infelizmente, por diversas razões não pude registrar 100% dos locais de minha viagem ao Irã. E se você é um fotógrafo profissional, que nunca esteve nas terras da Pérsia, deve estar se perguntando:
- Posso levar minha câmera ultraprofissional para o Irã e fazer fotos artísticas?
- Posso fotografar qualquer coisa que eu queira no Irã?
- Existe algum equipamento fotográfico que não é permitido levar para o Irã?
Para responder estas e outras questões, vou falar de algumas dicas práticas baseadas no site Destination Iran, sobre tudo que um turista e fotógrafo profissional deve saber sobre tirar fotos no Irã:

◙ DICA Nº1: Câmeras profissionais e lentes grandes somente fora de monumentos históricos e museus

Como a maioria dos viajantes do mundo utiliza câmeras pequenas ou a câmera do celular para tirar fotos no Irã, carregar grandes lentes quando você visita um monumento ou um museu pode chamar muita atenção. Geralmente os funcionários destes locais não permitem a entrada destes equipamentos a não ser que você obtenha uma permissão especial. Mas se você possui uma câmera profissional, não fique desanimado, há uma porção de locais belíssimos que você pode registrar com sua lente poderosa fora dos monumentos e museus sem problemas, como por exemplo, a maravilhosa natureza do Irã.  Porém, mesmo nestas ocasiões você deve ter em mente algumas considerações sobre o que pode e o que não pode no Irã.

◙ DICA Nº2: Não carregue tripés dentro de museu e monumentos

Os tripés são considerados equipamentos profissionais, e assim como as lentes grandes, também é necessário ter uma autorização especial para utilizá-los em museus e monumentos históricos.  

◙ DICA Nº3: Obtenha uma permissão especial para fotografar certos locais 

Se você gostaria de utilizar equipamentos profissionais dentro dos locais mencionados anteriormente é necessário pedir uma permissão especial com antecedência. Isto pode ser feito por você mesmo, mas pode tomar muito tempo da sua viagem, especialmente se você é um turista. A melhor maneira de obter essa permissão é através das agências de turismo especializadas no Irã, que podem consegui-lo com antecedência antes de sua chegada no Irã. 

◙ DICA Nº4; Fotografar pessoas SOMENTE com a permissão delas

Não é muito difícil tirar fotos com iranianos, uma vez que eles adoram turistas estrangeiros. Mas não custa nada pedir de uma maneira gentil e amigável. Mas assim como todo lugar do mundo, há pessoas que são tímidas ou conservadoras e não gostam de ser fotografadas, e isso é uma regra MUITO IMPORTANTE e que deve ser respeitada sempre.  
Em alguns locais como vilarejos, partes remotas do Irã e comunidades religiosas, você deve ter ainda mais cuidado, especialmente com as mulheres. Não tome a iniciativa e nem insista em tirar fotos com elas! Nestas regiões é bom que o turista esteja sempre acompanhado de um guia local que poderá explicar o que é permitido ou não fotografar. Apesar disso, algumas pessoas nestes locais às vezes podem elas mesmas pedirem para tirar fotos com você.
É muito importante saber que os iranianos são muito curiosos sobre os turistas estrangeiros em seu país. Eles costumam perguntar de onde você é, em que você trabalha, por que você está no Irã e se você está gostando do Irã, qual cidade gostou mais, etc. Esta é uma ótima oportunidade para interagir e quem sabe conseguir uma foto com essas pessoas. 

◙ DICA Nº5: Não tire fotos de locais proibidos

Com ou sem guia, é sempre bom estar atento por onde anda em uma viagem, para ter certeza se é adequado ou não fotografar. Mesmo quando não há placas de PROIBIDO FOTOGRAFAR por perto, nem sempre quer dizer que você pode fotografar. Uma dica é: sempre perguntar, antes de sacar a câmera.    
Geralmente, não são permitidas fotos em áreas militares, postos policiais, nem mesmo fotografar militares ou policiais de uniforme. Palácios e museus também estão dentro desta categoria, mas para não ficar sem nenhuma lembrança é possível comprar fotografias e cartões postais dentro destes locais. 

◙ DICA N° 6: Não tire fotos dentro de locais privados 

Privacidade é muitíssimo importante para os iranianos e eles não gostam de ser fotografados dentro de casa. Se você estiver caminhando e na vizinhança acidentalmente encontrar uma porta aberta e puder ver dentro da casa, jamais pense em fotografar ali, mesmo que não haja nada de especial à vista. Isto é considerado uma ofensa grave para um iraniano! A mesma regra vale sobre fotos de pessoas dentro de seus carros. Veículos também são considerados locais privados e é importante SEMPRE respeitar esta regra!  

◙ DICA N° 7: Muito cuidado com as selfies

Aqui no Brasil é a coisa mais normal do mundo as pessoas tirarem uma selfie se beijando ou abraçando em público. Mas no Irã isso é algo totalmente absurdo! É comum ver alguns iranianos posarem para fotos abraçados como  em um time de futebol, mas isso é diferente de um abraço no qual você envolve a pessoa nos braços. De maneira geral, não é comum ver os iranianos tirarem fotos aos abraços calorosos em público, nem mesmo entre pessoas do mesmo sexo. 

Finalmente, uma última dica: sempre lembre de levar um HD externo ou pendrive para salvar suas fotos, durante sua viagem.  Se o cartão de memória de sua câmera ficar cheio, com certeza você não vai querer apagar nenhuma de suas lindas fotos do Irã! Pode ser que você esteja pensando em salvar todas as suas fotos em algum serviço de armazenamento em nuvem online, mas lembre-se que a conexão de internet no Irã, às vezes é muito lenta e pode demorar horas para fazer um simples upload. Também pode acontecer algum imprevisto, como aconteceu no meu caso: perder ou esquecer o cabo  USB ou carregador da câmera em outra cidade e ter que comprar algum made in China que não funcione tão bem, em último caso. 

Apesar de todas estas regras, você pode e deve fotografar e muito no Irã! 

Baseado em Destination Iran 


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário