HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Nowruz 1395: já é novo ano no Irã!



Salam amigos! A celebração do Nowruz  ou Ano Novo Iraniano é uma das mais antigas tradições da cultura persa que remonta a milhares de anos. Os persas sempre celebraram o início da primavera  no hemisfério Norte, quando os dias e as noites tem igualmente 12 horas, marcando também o início do calendário solar de 1395. As festividades tem duração de 13 dias e é um feriado nacional do Irã e outros países vizinhos como Afeganistão, Tadjiquistão e regiões do Curdistão que celebram a data. 
Todo ano, durante o Nowruz, o Chá-de-Lima da Pérsia traz diversas curiosidades desta que é a maior festividade da cultura persa. 

E como fazemos todo ano, a partir de hoje vamos comemorar os 13 dias com músicas, poesias e muito mais informações sobre o Nowruz. 

Prepare a sua Haft-Sin, abra a porta para o Haji Firuz e o Amu Nowruz, e venha celebrar o Ano Novo Iraniano com a gente! 

✹   !سل نو مبارک  ✹ 
 Sale no mobarek!  


2 comentários

  1. Sale no mobarek, uma curiosidade....eh feriado durante os 13 dias de festividade? Obrigada por nos ensinar uma cultura tão rica. Sinto muito por nao termos tantas tradições assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sale no mobarak Carla! Sim, os iranianos tem a sorte de curtir 13 dias de feriado nacional durante a festividade do Nowruz. Escolas, escritórios e lojas, tudo fecha!
      Aqui no Brasil temos muitas tradições belíssimas, o problema é que não são valorizadas...
      Abraços!

      Excluir