HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Como o Brasil via o Irã na década de 50?

Se hoje em dia o Irã é um país desconhecido e controverso para os brasileiros, é devido a falta de divulgação de boas fontes de cultura. Para se conhecer de fato a cultura e as belezas de um país é preciso sair do mundo dos noticiários tendenciosos e do véu da política. Garimpando pela internet, encontrei esta encantadora coleção de selos intitulada "Estampas Eucalol: Viagem Pitoresca Através dos Continentes" em um daqueles descompromissados sites de páginas estáticas de pesquisa. Os textos que se seguem são descritos como: "extraído[s] do verso das Estampas Das Coleções do Rio de Janeiro", datadas de 1957. Queridos leitores, conheçam agora como o Brasil via o Irã naquele ano em que "Pelé acabava de estrear na Seleção Brasileira!"



IRÃ – NOÇÕES GERAIS 
O Irã é um reino do Sudoeste da Ásia que se situa a leste do Iraque e do Golfo Pérsico, ao sul do mar Cáspio e ao Oeste das montanhas que limitam o Paquistão e o Afghanistão. 1.640.000 km2, 18.500.000 habitantes. Capital: Teerã; Cidades principais: Tabriz, Ispahan, Meched.

TEERà
Teerã, capital do Irã e residência do Xá, é situada ao Sul do Monte Elbruz cujos cumes são coroados de neve. Teerã é uma cidade bem moderna hoje, tem 1 milhão de habitantes e 23.000 automóveis.

TAPETES ORIENTAIS 
A fabricação de tapetes é a mais antiga indústria do Irã. Muitos dedicam-se a esta arte, e os tapetes persas gozam de fama mundial. Os iranianos gostam dos seus tapetes, e há até um ditado segundo o qual quem tem tapete, tem lar. A ilustração mostra como são lavados.

MESQUITA DE ISPAHAN 
Mulheres muçulmanas cobertas de um “chador” comprido, e acompanhadas das suas crianças, comtemplam a maravilhosa piscina da Mesquita do Xá, em Ispahan é a mais orientalde todas as cidades iranianas e possui as mais lindas mesquitas.


BAIRRO ANTIGO – ISPAHAN 
A parte antiga de Ispahan traz em sua dignidade e sua decadência a preciosidade de muitas cidades ilustres. Este encanto único se reflete na bruma sufocante dos ventos arenosos sob o sol ardente que mantém o brilho desta verdadeira “Pérola da Pérsia antiga”.

PASTORES EM KHORASSAN 
Khorassan é uma região, e uma cidade do nordeste do Irã. Assim como nesta ilustração ela surge como o paraíso terrestre para quem chegar do deserto, saindo das extensas planícies tristes e sonhando com o murmúrio das águas que devem lhe aparecer como um milagre. Numa infinita tranquilidade de espírito estes pastores passam o dia em companhia de sua ovelhas.

Fonte: Cultura e Conhecimento


2 comentários