HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Aniversário do blog: Homenagem aos leitores nos 4 anos do Chá-de-Lima da Pérsia

♪ ♫ ♩ Mobarak! Mobarak! Tavalodet mobarak... ♪ ♫ ♩

Salam amigos e amigas da Pérsia! Hoje é o grande dia!!!
É dia de celebrar 4 anos de uma linda história, que começou com a mera curiosidade de uma aspirante a blogueira e virou uma paixão que está contagiando muita gente no Brasil e também em outros países. 
Chá-de-Lima da Pérsia: uma história, escrita não somente pela Moça do Chá, mas por muitos admiradores da cultura do Irã. Escolhi esta data para homenagear o carinho de todos aqueles que acreditam em meu trabalho, seja apenas acompanhando todos os meus posts, comentando, enviando sugestões de conteúdo, elogiando, com críticas construtivas, enfim, com todo tipo de apoio que é possível imaginar... 

E conforme o prometido, hoje vou postar a galeria "Declare seu amor pelo Irã", com as mensagens  e fotos que meus amados leitores me enviaram para tornar este dia inesquecível: 

✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦

Para começar, não tenho palavras para descrever esta pessoa. Minha querida amiga, irmã do coração, apoiadora incondicional, uma brasileira que nasceu nas terras da Pérsia, e que não se cansa de declarar seu amor pelo Irã. Azizam, olha que linda você aqui! 

Fotos de viagem a Teerã e Isfahan enviadas por Karla Mendes 
Meu Amor pelo Irã... 
A vida me deu um presente, que foi a oportunidade maravilhosa de ter nascido em Teerã, Capital do Irã...
Muitos lendo isso poderão se perguntar, ou me perguntar, qual seria essa “oportunidade maravilhosa” de ter nascido em um país tão “mal visto” por alguns?! Bom... aí é que está a questão! E já vos direi qual seria...
Desde novinha, nos meus primeiros anos escolares sem nem saber o porquê, eu já defendia (e continuo defendendo) o Irã de certos comentários injustos, sem fundamentos e que generalizavam uma visão destorcida da minha Terra Natal. Quando eu entrava na sala de aula os meus coleguinhas diziam: “- Escondam-se! A mulher bomba chegou!” “- Não mexe com a terrorista! Ela vai te explodir!” “- Grande coisa ter nascido no Irã! Eu teria vergonha se fosse você!”... Bom, essas palavras me machucavam mais do que se eu levasse um tapa!
Mesmo sendo Brasileira, (Sim... sou Brasileira, nasci lá devido ao meu pai à época de meu nascimento estar exercendo funções Diplomáticas na Embaixada do Brasil em Teerã) e sem nenhuma obrigação de defender o Irã, eu sempre, sempre tomei as suas dores e imediatamente o defendia, como continuo defendo, daqueles comentários que feriam meu coração e que me instigaram a procurar fundamentação para o meu discurso de defesa... Foi quando eu tive a oportunidade de retornar ao Irã, após 35 anos... e foi então que deparei-me com um País Encantador!
Todo aquele meu amor intrínseco pelo Irã exteriorizou-se em meu sorriso, em meu olhar e em minhas palavras nos discursos que hoje eu profiro com embasamento no que eu vi! No que eu experimentei! No que eu senti! E não no que me disseram... e no que ainda me dizem...
Falar do Irã, de seu povo receptivo, de sua natureza linda, da sua cultura envolvente, da sua história emocionante, de sua culinária saborosa, de seus poetas inesquecíveis, de suas músicas incríveis, do seu artesanato milenar e único... Falar da verdadeira essência do Irã e de tudo que o envolve, é um prazer! Disseminar a verdadeira essência desse país é ao mesmo tempo desmistificar conceitos errôneos, “achismos” injustos, opiniões inconcebíveis e visões distorcidas!
E voltando ao início... como, diante de tantas coisas boas que o Irã oferece, eu não acharia que foi um presente e uma oportunidade maravilhosa eu ter nascido lá?! Faz assim... Quer um conselho?  Vá ao Irã! Veja com seus próprios olhos, sinta com sua verdadeira vivência e depois me diga, eu não sou uma felizarda?!?
 Não importa o que digam, não importa a distância, minha alma é Iraniana! Ah Irã... como EU TE AMO!
Parabéns Azizam Janaina pelo aniversário do Blog, que na verdade também é um presente em minha vida, que traz o Irã para perto de mim com as suas incríveis postagens! Você não imagina com eu sou grata por tê-la conhecido pessoalmente e pelo tanto que você já me ajudou a conhecer a história e cultura do país onde eu nasci! Kheili Mamnoon junam! Mobarak!  Muito obrigada minha querida! Parabéns! 
Anna Karla Mendes (Brasília - DF) 


✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦

 Amiga, Lygia do Paraná, lembra que eu disse que ia publicar seu depoimento aqui no blog? Estou cumprindo com minha palavra:
Janaina, parabéns por essa iniciativa que nos brinda todas as semanas com informações sobre esse povo tāo especial e tão erroneamente discriminado. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecer de perto esse pais e esse povo, entendem perfeitamente essa declaração de amor. Para aqueles  que ainda não tiveram essa oportunidade, experimentem! E se apaixonem também!
Lygia Madi (Londrina - PR)


✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦

Este  lindo depoimento vem de outro querido leitor que também é autor de um blog sobre o Irã.  Obrigada, amigo Cleydalton do Colinas do Iran
   Prezada Janaína, entro em contato afim de primeiramente lhe parabenizar pelo belo trabalho no seu blog, sei que não é fácil escrever matérias para um blog, pois temos a responsabilidade de passar para a frente o nosso ponto de vista sobre determinado assunto.   Quando falamos do Irã, temos em mente que é um país maravilhoso, com pessoas excelentes, onde são receptivas e alegres, por o gente existe um gene Brasileiro em cada Iraniano, pois são muito parecidos com nós Brasileiros.
Tenho convivido com pessoas desta nacionalidade, e tudo o que vejo contar de coisas boas deste povo são verdade, lógico que quando falamos para alguém que o Irã é um país bom, muita gente se espanta, mas o certo é as pessoas muitas delas são como Tomé, só acreditam vendo. E a concepção de imagem destas pessoas só mudam quando elas vão ao Irã e se deparam com gente alegre, receptivas, esperançosas entre outros dons maravilhosos que só os Iranianos tem.
Mais uma vez meus parabéns pela data e meus votos de muito sucesso com o Blog, sou leitor diário e um admirador pelo belo trabalho desenvolvidos durante anos. Obrigado por mencionar o meu blog, o Colinas do Iran, onde publico matéria interessante sobre o Irã, afim de mostrar para os Brasileiros que existe uma injustiça muito grande da mídia internacional sobre o país persa. E nós que conhecemos a verdade, temos que mostra o outro lada da moeda, pois todo país tem problemas, inclusive o Brasil, mas nada nesta vida é perfeito, exite uma transformação que ocorre o tempo todo, pois a vida é assim, uns erram outros acertam, uns acertam outros erram é a vida.
Deixo os meu votos de sucessos em 2016, para o seu blog e que tenhamos um ano maravilho tanto em nossa pátria como no Irã e resto do mundo. 
Cleydalton Moura (Brasília/ DF) 


✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦

E a cultura do Irã chega a todos os cantos do Brasil, por meio do nosso Chá, minha gratidão para o leitor de Pernambuco: 
Estimada Janaína, através do seu trabalho passei a ter interesse pela cultura e a arte Persa, como também a culinária. Sucesso no 5º ano, que o Clemente seja contigo e os teus.


Paulo Silva (Camaragibe-PE)

✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦

 O amor não tem fronteiras, entre Brasil e Irã, há sempre uma ponte invisível a unir os corações. Minhas saudações ao amigo iraniano Kaveh, que nos acompanha direto de Teerã: 

Fotos de Arte e  Culinária do Irã, enviadas por  Kaveh Davoodi 
Olá , eu Sou Kaveh do Irã , quero dedicar estas fotos para minha esposa brasileira Giovana... Eu e minha esposa gostamos tanto de sua página do Facebook... 
Kaveh Davoodi (Teerã, Irã) 


✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦


Tem também, a montagem super criativa homenageando o antigo layout da nossa Chai khaneh do querido leitor, do interior paulista, mostrando a residência de suas amigas iranianas: 




Salam Azizam! Obrigado pela maravilha de blog e parabéns pelo aniversário
Endrigo Xavier Romano (Neves Paulista /SP)


✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦


Por fim, o iraniano mais brasileiro que eu conheço, meu querido kako Farzan de Shiraz, eu não poderia deixar você de fora jamais! 

Fotos do álbum de família, do Irã nos anos dourados, enviadas por Farzan Hooshmand Sarvestani
Como um iraniano eu seria suspeito de declarar o meu amor e tudo que sinto pela minha amada pátria!

Primeiramente, agradeço imensamente à Mãe de todos os irano-brasileiros, Janaina Elias, pelo belo trabalho que está desenvolvendo , com o seu amor incondicional, pelo Iran.
Deixei o meu pais com o coração estarrecido em 1986 e nunca mais tive a oportunidade de retornar a minha casa, mas o amor pela minha pátria é um sentimento crescente e incessante dentro de mim. Durmo e acordo lendo e acompanho as notícias do meu país.
Mas afinal o que um simples mortal pode falar do mais místico e antigo país do mundo, o qual tem contribuído no desenvolvimento espiritual, literário e científico da humanidade nos últimos 5000 anos?
O país dos grandes reis como Ciro, o Grande (o primeiro declarante dos direitos humanos, com seus nome citado em vários livros sagrados), Dario, o Grande, o maior soberano que a historia da humanidade já conheceu, Nader Shah Afshar (o maior estrategista militar da historia, comparado com Alexandre, o Grande e Napoleao Bonaparte), Lotf Ali Khan Zand (um dos maiores heróis persas e conhecido mundialmente como o ultimo príncipe persa).
O país dos líderes e manifestações espirituais, Mitra e Zoroastro, que pregavam a unicidade de Deus e guerra do bem contra o mal, quando a maior parte da terra vivia sob ignorância. Do mesmo Zoroastro que inspirou a criação da filosofia grega e a cultura ocidental e mais tarde o cristianismo. Dos profetas músico, Mazdak, e pintor, Mani, e das duas últimas manifestações divinas Bab e Bahaullah no seculo XIX que hoje tem milhões de seguidores espalhados pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.
O pais dos maiores poetas que o mundo já conheceu, Rudaki e Ferdowsi, os pais da língua persa moderna (Shahnameh do Ferdowsi, considerado uma das maiores obras da literatura mundial), Rumi, considerado o maior poeta mistico da historia da humanidade, Saadi e Hafez, estrelas brilhantes da poesia persa, do matemático Khayyam que o seu livro de poesia Rubayyat ja foi traduzido em todas as linguas importantes do mundo, de tantos outros poetas que como diz o proverbio: ha mais poetas no Iran do que estrelas no céu!
Sem falar do Avicena, o médico, filósofo, poeta, matemático...que o seu livro de Medicina ate a invenção da Antibiótica, por quase 9 séculos, era a maior referência na medicina pelo mundo inteiro.
De tantos outros heróis conhecidos e desconhecidos: do seu povo que mesmo não tendo pão para comer, vende o seu velho tapete para poder hospedar uma visita que acabou de conhecer e a tratar como um rei...da sua alegria contagiante que apesar de todas as proibições continuam cantando e dançando....
O pais de quatro estacoes distintas, da sua primavera poética, com a natureza reacordando, o calor intenso do seu verão que se refresca logo com as brisas do outono e a queda das folhas secas dos seus arvores centenários. Seu inverno tao lindo, com frio que da prazer e reúne mais as famílias e amigos em torno de fogos naturais e artificiais.
E o Noruz? O maior e mais antigo festival da humanidade, o verdadeiro e mais legítimo início do ano novo, de tantas outras festas e celebrações....
Iran, esta terra santa e abençoada por Deus, sobreviveu de tantas desastres naturais e humanas e vai sobreviver desta ultima que vem dominando o pais nas ultimas quatro décadas. Sem duvida, mais uma vez, num futuro não muito longe, irá brilhar como uma estrela e sera visto como o um verdadeiro paraíso pelos olhos da toda humanidade!
Farzan Hooshmand Sarvestani (Canadá)

✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦✦ 

E aí, gostaram da homenagem? Eu fiquei suuuuuper emocionada com os depoimentos! 
E para todos que gostariam de participar do aniversário do blog, mas por algum motivo não conseguiram mandar as fotos e depoimentos, não fiquem tristes! Esta é uma pequena amostra do carinho que tenho por todos os meus leitores, sintam-se representados aqui e continuem mandando mensagens inspiradoras! 

Você gostaria que o blog tivesse uma homenagem aos leitores com que frequência? A cada ano, semestre, trimestre, mês...  
Deixe o seu comentário! 


15 comentários

  1. Azizam Janaína!!!!! Sem palavras para agradecer seu carinho!! Fiquei muito feliz por meu depoimento aqui com seu prefácio tão carinhoso!! Parabéns novamente e continue com suas postagens que representam tão bem a realidade do Irã! Sobre opinar com relação à frequência para homenagear os leitores, eu voto pelo que você achar melhor... afinal, tudo que sai de você é bem feito e na medida certa! Eita menina do Chá que tem bom gosto gente!!!! Boooooosssss! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla jun! Este é o mínimo que posso fazer para expressar a minha gratidão por todos que me ajudam a construir o nosso amado Chá e fazê-lo a cada dia melhor!
      Beijo do tamanho do Damavand pra você!

      Excluir
  2. Estou emocionada com os depoimentos... e como o amigo Farzan soube elegantemente nos transmitir suas observações sobre o Irã de maneira tão singela... Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi de arrepiar! Adorei todos... aliás, li umas 20x todos! Emocionada e agradecida por saber que existem pessoas como vocês! <3

      Excluir
    2. Obrigado Karla por puxar a minha orelha e me lembrar para publicar o meu depoimento sobre a nossa amada patria Iran! Beijos no coracao!

      Excluir
  3. Muito obrigado Janaina, pela dedicacao e carinho! Por corrigir o meu texto e fazer esta mosaica tao linda das fotos que representam a melhor parte da minha! Beijos no coracao para a brasileira mais iraniana que existe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer de novo Farzan! Viva os iranianos-brasileiros e os brasileiros-iranianos! Nós que adotamos o amor por uma outra pátria onde fomos bem recebidos e amados!

      Excluir
  4. Huuummmm Janaína!! Então ganhei um beijão!!! Outro pra você do tamanho do Golfo Pérsico! 😙

    ResponderExcluir
  5. Farzan... Não foi bem puxada de orelha... Não dessa vez... rsrsrs é que realmente eu gostaria de ver aqui o depoimento de tantas pessoas que me dizem gostar do Iran por algum motivo... setia lindo demais!! ;) :* E assim como a Janinha... eu já li e reli varias vezes todas as postagens! Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Janaína, agradeço pela publicação de minhas humildes palavras no seu blog, parabenizo tambem pela ótima postagem. Como falei, lhe desejo muito sussesso no blog o qual é referencia quando se fala de costumes e cultura do Irã, sempre será uma honra muito grande ser leitor e espero sua visita no colinas do irã. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleydalton! Eu que agradeço! Continue você também com seu ótimo trabalho, sempre vou visitar o Colinas do iran! Grande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns!!!
    Estou fascinada com o blog, tudo revelador... Aprendi a ver os muçulmanos com outros olhos, povo de oração e devoção, ficou tudo mais claro sobre esse povo lindo e respeitador. Meu sonho conhecer esse país lindo, todos Iranianos devem se orgulhar do seu país respeitoso e exemplar na educação e amor ao próximo.
    Falo isso porque tive o prazer de conhecer uma família iraniana, que só me mostrou as verdades que o blog pública em sua página.Mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Que bom, muito obrigada! O que você disse é verdade: orgulho e respeito é uma palavra que não falta no vocabulário dos iranianos. Espero que continue apreciando as maravilhas do Irã aqui no nosso Chá! Grande abraço!

      Excluir
  8. Parabéns Janaina por essa grande conquista. O Irã foi o primeiro país que despertou minha paixão ardente pelo oriente, e essa paixão transformou minha vida em vários aspectos, cultural, emocional, espiritual e até físico pelos hábitos que adotei... Através do seu blog tenho conhecido um universo arrebatador, intenso, pulsante, colorido, alegre, deslumbrante em beleza, profundamente poético, encantador e inspirador... Totalmente diferente da imagem obscura e distorcida da visão ocidental. Muito obrigada por nos presentear com um conteúdo tão maravilhoso, com tanta dedicação e amor, através de um trabalho competente e responsável com a verdade. Quero apreciar seu chá por muitos e muito anos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danny, muito obrigada! Fiquei emocionada com suas palavras...Sua experiência é muito interessante e creio que parecida com a minha. O amor por uma nova cultura sempre nos enriquece e nos torna mais abertos para o conhecimento sem limites! Espero ver o seu depoimento na próxima homenagem! Grande abraço!

      Excluir