HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

"Muros da gentileza", um ato de solidariedade dos iranianos

"Muro da gentileza": roupas são penduradas para doação na cidade de Shiraz 
Salam amigos! Sabe aquela faxina de final de ano, quando pensamos em descartar um monte de coisas que não usamos mais? Que tal doar para alguém que precisa? Recentemente, uma iniciativa que se espalhou em várias cidades iranianas está dando o que falar na web, são os chamados "muros da gentileza". Confira a notícia que foi publicada no Portal Terra
Uma iniciativa iraniana está promovendo a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar moradores sem teto e famílias pobres a suportarem o clima o frio dessa época do ano.
Os "muros da gentileza", como a iniciativa ficou conhecida, apareceram nas maiores cidades do Irã e desataram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres. A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país.
Uma pessoa que, segundo um jornal local, deseja permanecer no anonimato colocou ganchos e cabides em um muro e escreveu: "Se você não precisa, deixe aqui. Se você precisa, leve."
Aos poucos, as pessoas começaram a deixar casacos, sapatos e outras roupas de inverno nos muros para moradores sem-teto ou famílias pobres.
E a ideia se espalhou rapidamente para outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde fotos de muros com doações começaram a ser postadas com mensagens pedindo colaboração.
"Não deixem nenhum (sem-teto) tremer de frio neste inverno", diz uma delas.
"Esta é uma ótima iniciativa. Espero que se espalhe para o resto do Irã", disse um usuário do Facebook.
"Os muros nos lembram da separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas", comentou outro, sobre um muro da gentileza instalado em uma cidade no sul do Irã.
Estatísticas oficiais sugerem que existem 15 mil sem-teto no Irã, mas outras estimativas dizem que são 15 mil apenas na capital, Teerã. Várias organizações governamentais são encarregadas de cuidar dessas populações. Mas há dúvidas sobre sua eficácia e transparência.
"Precisamos fazer isso sozinhos (ajudar as pessoas). A vida é muito curta. Seja gentil", disse um usuário do Instagram.
Recentemente, uma organização iraniana criou outra iniciativa semelhante, na qual geladeiras eram distribuídas pelas ruas de Teerã para que as pessoas deixassem comida para os sem-teto. 

Outro "muro da gentileza" encontrado em Isfahan 
Geladeiras nas ruas de Teerã  para que as pessoas deixem comida para os sem-teto 

(Fonte: Terra)  


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário