HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Teerã revela uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo

Museu de Arte Contemporânea de Teerã (Imagem: Bloomberg Business)
Os amantes das artes terão um motivo a mais para visitar Teerã nos próximos três meses. E este motivo é a inauguração de uma exposição que revela uma das maiores e mais raras coleções de arte do século XX no mundo em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Teerã: 
Algumas das obras de arte moderna e contemporânea mais caras e menos vistas no mundo, principalmente quadros dos americanos Jackson Pollock, Andy Warhol e Mark Rothko, estão em exposição a partir deste sábado (21/11) em Teerã, por três meses.
Esta grande exposição, que acontece no Museu de Arte Contemporânea, inclui 42 obras de artistas ocidentais, entre elas "Mural on Indian Red Ground" (1950), quadro de Pollock considerado uma obra-prima e que especialistas da casa de leilões Christie's avaliaram em 2010 em 250 milhões de dólares.
As obras apresentadas em Teerã fazem parte de uma coleção formada, em grande parte, sob o regime do xá do Irã, derrubado em 1979, e composta por 300 quadros de grandes pintores dos séculos XIX e XX, como Paul Gauguin, Pablo Picasso, Joan Miró e Francis Bacon.
Algumas obras, que mostram homens ou mulheres nus, não podem ser exibidas no país, devido às leis islâmicas.
O ministro iraniano da Cultura, Ali Janati, que presidiu a cerimônia de inauguração, declarou à AFP que o recente acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências abriu caminho para uma cooperação mais importante em matéria cultural e artística entre o Irã e o restante do mundo.
"É um primeiro passo. No futuro, esperamos exibir mais obras de artistas iranianos ao lado dos artistas estrangeiros da nossa coleção", acrescentou.
(Fonte: Yahoo Notícias)
Visitantes observam Mural on Indian Red  (1950) de Jackson Pollock. 

O Pintor e sua modelo (1927) de Pablo Picasso, em exposição em Teerã
O Suicídio Púrpura (1963), de Andy Warhol também faz parte da coleção do museu iraniano
Informações: 
O site do Museu de Arte Contemporânea de Teerã está sendo atualizado, mas para quem tiver interesse em visitar, o museu se localiza dentro do Parque Laleh na Rua Kargar, próximo à estação de metrô Meydan-e Enghelab Eslami. O horário de funcionamento é de sábado à quinta-feira das 10h às 19h (fechado às sextas-feiras) e o ingresso custa US$ 1,50.


2 comentários

  1. Ok, o seu blog é fabuloso! Eu também sou apaixonado pelo povo Persa e pela região histórica e cultura do Irã. O que eu já tentei me informar e cada um fala uma coisa, é: Brasileiro precisa de visto pra visitar o Irã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo comentário!
      Brasileiro precisa SIM de visto para visitar o Irã.

      Excluir