HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Kotatsu ou Korsi? Método de aquecimento japonês ou iraniano?

Adivinhe o que há em comum entre o Japão e o Irã no inverno?

A temperatura abaixo de 0 e o costume de colocar um aquecedor em baixo de uma mesinha com cobertores em volta, onde toda a família pode se reunir e descansar confortavelmente durante os dias de frio congelante!  A única diferença está no nome que este costume recebe em cada país. Kotatsu no Japão e korsy no Irã. Mas quem será que teve esta ideia primeiro?
Algumas fontes dizem que o kotatsu surgiu no Japão, durante a dinastia Muromachi no século XIV, com aquecedores a carvão chamados irori, sob uma plataforma de madeira.



No Irã acredita-se que o korsi tradicional foi introduzido no  séc. XVIII, durante a dinastia Qajar, tornando-se uma peça central durante a celebração de solstício de inverno conhecido como Shab e Yalda.

Representação do korsi na celebração de Shab e Yalda
Korsi, em uso no Irã no início do séc. XX
Hoje em dia, em ambos os países, utiliza-se o aquecedor elétrico, ou à carvão, sob uma mesinha baixa de madeira. A mesa é completamente coberta com um cobertor ou edredom, sob o qual os ocupantes se sentam em colchonetes, colocando as pernas em baixo da coberta.
No Irã, existe o costume de colocar um tecido especial sobre a coberta que é chamado de ru-korsi, para proteger o korsi de resíduos de comida durante as refeições.

Um kosatsu  no sofisticado estilo japonês

Um korsi no mais elegante estilo iraniano
Fonte: Wikipedia


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário