HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Diga "Salam" para Surena III: o robô que entende persa

Evolução do Robô SURENA
Um país asiático acaba de produzir um robô que caminha, sobe escadas, segura objetos, imita movimentos humanos e ainda por cima entende o idioma nativo de seus criadores. De que país estou falando?  Japão? Errado! Estamos falando do Irã! 
Há menos de uma semana, o primeiro humanoide robótico 100% fabricado no Irã foi batizado de Surena III, nome que homenageia um mítico general persa dos tempos antigos. Com seus 1,90m de altura e 98kg, este gigante cibernético é resultado de 4 anos de pesquisas por especialistas e técnicos da Universidade de Teerã.
Entre as habilidades quase humanas de Surena III, estão caminhar, mesmo sobre superfícies desniveladas, chutar uma bola de futebol e subir e descer escadas. Seu sistema de visão permite que ele reconheça rostos e objetos e identifique  frases específicas faladas em persa e ainda imite movimentos e gestos humanos. 
Surena foi construído e desenvolvido por mais de 70 professores, engenheiros e estudantes da Universidade de Teerã e outras cinco instituições acadêmicas iraniana, assim como todo seu aparato tecnológico e softwares foram desenvolvidos por companhias iranianas, todas sob orientação do  Professor Aghil Yousefi-Koma da Escola de Engenharia Mecânica e Matemática da Universidade de Teerã.  
O projeto que está em desenvolvimento desde 2008, com outras duas versões do robô já produzidas e melhoradas continua em constante aprimoramento e promete ainda mais! 
Fonte: IB Times

>> Veja um vídeo do primeiro robô 100% persa em ação!



Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário