HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Resultado da Pesquisa: perfil dos leitores do Chá-de-Lima da Pérsia

Salam amigos! Em primeiro lugar, quero agradecer a todos que participaram da pesquisa postada no dia 18/07/15: perfil dos leitores do Chá-de-Lima da Pérsia
A pesquisa foi encerrada no dia 21/08, portanto tivemos a participação de 100 pessoas no período de um mês.  Para não encher vossos olhos com tantas pizzas faço questão de comentar cada resultado e o que ele representa pra mim: 

O universo feminino domina o Chá-de-Lima da Pérsia, mas o número de homens que ama a cultura do Irã também é bem expressivo! 


O conteúdo democrático do Chá-de-Lima da Pérsia, atrai todas as idades, mas são os jovens adultos e aqueles que já estão perto da maturidade que mais amam o nosso blog! 


Os universitários e pós-graduados, são os que mais buscam referências da cultura do Irã aqui no blog, mas um número crescente de estudantes do ensino fundamental e médio utiliza o conteúdo do blog em pesquisas escolares! 

Talvez, por ser o único blog em língua portuguesa sobre a cultura iraniana, os leitores brasileiros predominam  mas temos bastantes leitores estrangeiros, embora estes sejam mais tímidos...

Pelo mesmo motivo citado acima, é no Brasil que vivem a maioria de nossos leitores. Mas, de acordo com as estatísticas do blogger, Estados Unidos vem em segundo, Portugal em terceiro, Alemanha em quarto e Japão em quinto lugar em visualizações internacionais do blog!   

Obviamente, o Sudeste tem uma população maior, por esse motivo a maioria dos leitores vem dessa região. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas gerais são os Estados que aparecem mais nas estatísticas! 

Surpreendentemente a maioria dos leitores do blog não tem nenhuma relação com iranianos, mas deseja conhecer e manter contato. As amizades virtuais e as relações amorosas entre brasileiros(as) e iranianos(as) são o segundo maior motivo que traz os leitores ao blog, mas há também quem tenha conhecidos iranianos no Brasil e a partir daí se interessou pela cultura.  

"Quem lê o blog, viaja para o Irã sem sair de casa": dizem muitos leitores. Mas a grande maioria dos leitores tem um grande desejo de visitar as terras da Pérsia pessoalmente. Apesar do número crescente, ainda são poucos os brasileiros que já visitaram ou moraram no Irã. 

De fato, a maioria dos brasileiros ainda não conhece a língua persa, e facilmente confunde com outras línguas como o árabe. Mas o resultado mostra que o aprendizado da língua persa está cada vez mais ganhando espaço em nosso país! 

Os resultados mostram que nossos leitores vêm pra ficar! O número de leitores que lê o blog há um ano ou mais, é quase a metade!  E olha só quanta gente "acabou de descobrir" em apenas um mês de pesquisa!  

Sem dúvida, o Facebook é a rede social mais popular entre os leitores de blogs, e a nossa fanpage do Chá-de-Lima, ganha cada vez mais seguidores por ter um conteúdo exclusivo e diferenciado. O Twitter e o Google +  tem pouco destaque aqui no Brasil, mas geralmente são bem seguidos por leitores de outros países.   


Com tantas mídias sociais para divulgação, é bem menor o número de leitores que segue o blog por e-mail. No entanto, há uma boa parcela de leitores que prefere receber todas as atualizações do blog na tradicional caixa de mensagens. 

Como esta questão foi de múltipla escolha, o gráfico pode estar um pouco desproporcional. Mas os resultados me surpreenderam! O leitor do Chá-de-Lima da Pérsia gosta de novidades e informação, mas a grande maioria mergulha de cabeça na "História e Tradições"do Irã!  

Ai gente! Eu não mereço taaaaaanto! Com mais da metade dos leitores dando nota 10 para o blog, e uma outra parcela que também sabe ver nosso conteúdo com um bom olhar crítico, só  posso expressar minha mais sincera gratidão! O Chá-de-Lima da Pérsia não é só meu, mas de todos vocês! 

Gostaram dos resultados? Eu adorei!!! Que tal a cada mês uma nova pesquisa? 
Deixem seus comentários e vamos continuar fazendo juntos o melhor conteúdo sobre cultura iraniana do Brasil! 

Abraços e Khoda Hafez! 



3 comentários

  1. Adoro pesquisas!! Participei dessa também!! Sobre a penúltima enquete sobre o que os leitores gostam mais acabou mostrando que o blog agrada em todos os sentidos, desde atualidades a arte!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Star!
      Fico feliz que você faça parte deste grupo de leitores!
      Beijo grande!

      Excluir
  2. Adoro seu blog Janaína. Sou cadastrado no G+, vk, whatsapp e Facebook. Me add em alguns dessas redes ok.

    ResponderExcluir