HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Bandar Abbas, a porta de entrada do Irã no Golfo Pérsico

Bandar Abbas, uma moderna cidade portuária no Golfo
Bandar Abbas é a capital da província de Hormozagan, localizada no sul do Irã. O porto de Bandar Abbas se situa no meio do estreito de Ormuz que liga o Golfo Pérsico ao Mar de Omã. A cidade possui um aeroporto internacional com voos regulares para outros países do Golfo e é a principal base da marinha do Irã.
Bandar Abbas está situada em uma planície, com uma altitude média de  9m acima do nível do mar. As áreas elevadas mais próximas são o Monte Genu, a 17 km ao norte, e o Monte Puladi, a 16 km ao noroeste da cidade. Tem um clima quente e úmido, e sua temperatura máxima, no verão, pode alcançar os 49°C, enquanto que, no inverno, a temperatura mínima cai para cerca de 5°C.
Ao longo de sua história a cidade foi conhecida como Cambarão e Porto Comorão para os comerciantes portugueses, como Gombroon para os comerciantes ingleses, e como Gamrun ou Gumrun para os comerciantes holandeses. Na década de 1980, seguindo um movimento que objetivava o uso de nomes iranianos para cidades, o nome da cidade Gameron, usado desde o século XVII, foi substituído pelo atual, Bandar Abbas.
O registro mais antigo de Bandar Abbas é durante o reinado de Dario, o Grande (entre 586 e 522 aC). Durante a conquista do Império Aquemênida por Alexandre, da Macedônia, Bandar Abbas era conhecida  sob o nome de Hormirzad. No século XVI, os portugueses estabeleceram-se na região, construíram fortes na cidade, e a denominaram Gamru, utilizando-a como porto. 
Bandar Abbas (cujo nome significa "Porto de Abbas"), recebeu este nome devido, quando o rei Shah Abbas I, da dinastia Safávida, fundou seu porto em 1623 após vencer a batalha  naval contra os portugueses. A partir de 1740, o controle da cidade foi vendido aos governantes árabes, e, ao redor de 1780, foi efetuado pelos líderes de Mascate. Em 1868, durante o declínio de Mascate e Omã, a cidade retornou ao governo persa.

Comércio popular de rua em Bandar Abbas
(Foto do blog: Here as Elsewhere)
Após 1928, a população passou a ser formada quase exclusivamente por persas, incluindo pescadores. Existiam também poucos árabes, além de outros povos, como portugueses-indianos de Goa. Os últimos indianos não-muçulmanos retornaram à Índia após a Segunda Guerra Mundial. Os xiitas constituíam a maioria da população, porém uma minoria sunita residia na parte ocidental da cidade.A partir do final da década de 1960, o rápido desenvolvimento de Bandar-Abbas levou a um aumento correspondente na população. Em 1976, a região era a segunda em crescimento no país, perdendo apenas para a região metropolitana de Teerã. Posteriormente, houve novo crescimento da população da cidade, devido à chegada de refugiados da Guerra Irã-Iraque (1980-1988).
Foi durante a guerra Irã-Iraque que Bandar Abbas se desenvolveu como o maior porto comercial do Irã, para substituir Khorramshahr, que fica na parte Norte do Golfo Pérsico e que tinha sido capturado e ocupado pelas tropas iraquianas. Na década de 1990, cerca de 75% dos produtos importados que chegavam ao Irã, através do Golfo Pérsico eram descarregados em Bandar Abbas.

Mesquita Jameh de Bandar Abbas

Atrações Turísticas

Todos os anos, milhares de turistas visitam a cidade e as ilhas próximas, incluindo Qeshm e Ormuz. A própria Bandar Abbas não é tão rica em atrações turísticas, mas tem locais que merecem ser visitados. Entre eles estão: 


Museu de Antropologia


Localizado no antigo Templo Hindu da cidade, este museu abriga remanescentes das antigas civilizações das ilhas costeiras e vizinhas, além de antigas moedas e relíquias descobertas nas colinas de Soru.

Museu de Antropologia, antigo Templo Hindu de Bandar Abbas

Fontes Termais de Genu

Situada a uma distância de 34 km a nordeste de Bandar Abbas, as águas desta fonte que são ricas em cálcio têm cor de esmeralda e são usadas para irrigar as plantações de palmeiras e também como piscinas naturais. Na fonte há duas piscinas separadas, uma para homens e outra para mulheres. 

Fontes Termais de Genu

Ponte Latidan

Construída a uma distância de 50km, a oeste de  Bandar Abbas sobre o rio  Kal, esta é uma relíquia da era Safávida. Atualmente podem ser vistos os 33 arcos que ainda existem nesta ponte.

Ponte Latidan

Bazar e Mercados

O bazar de frente para o mar  provavelmente a parte mais colorida da cidade. Na avenida  à beira-mar à leste acontece um famoso mercado noturno e na sua extremidade se situa o mercado de peixes.

Mercado noturno na avenida à beira mar em Bandar Abbas

Como chegar?

Há voos domésticos que partem de  Isfahan, Shiraz, Mashhad e Teerã para Bandar Abbas e uma conexão internacional para Dubai. Também é possível ir de trem desde Teerã ou Isfahan, assim como de ônibus a partir dos terminais em Teerã, Kerman, Shiraz ou Zahedan.


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário