HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

O que é Bâdgir, ou "torre de vento"?

Badgirs em Yazd (foto do site View Iran )
Bâdgir, ou "torre de vento", é uma estrutura tradicional utilizada como sistema de ar-condicionado natural das antigas residências iranianas.
Além do Irã, as torres de vento são encontradas em todo o Oriente Médio. Nos países que receberam alguma influência persa, do Paquistão ao Norte da África, elas tem sido construídas desde a antiguidade. Em termos de arquitetura, elas exibem uma grande variedade de formatos regionais, mas todas elas desempenham a mesma função: capturar os ventos que sopram sobre os telhados para resfriar os cômodos das casas. As torres de vento são construídas em muitas regiões do Irã, predominantemente onde o clima é quente e árido, como as cidades e vilas do sul ao deserto do Irã central em Kāshān, Nāʾīn, Yazd, Kermān e Ṭabas. Em Bandar-e Abbās e outras cidades portuárias ao longo do Golfo Pérsico, elas são normalmente torres quadradas construídas nos telhados com aberturas em um dos lados voltado para capturar a brisa do mar.

Bâdgir em Bandar-e Laft, província de Hormozgan (Foto: Panoramio)
A cidade de Yazd é conhecida como shahr-e bâdgirhâ (a cidade das torres de vento), e é famosa pela grande quantidade e variedade dessas estruturas, alguma das quais datam do período Timúrida. Comumente, as torres de vento de Yazd são feitas de blocos e variam de 30 cm a 5m de altura acima dos telhados, no entanto o maior bâdgir do mundo, localizado no pavilhão do Jardim de Dawlatâbâd possui 33 m de altura. Essas torres de vento possuem de uma a oito aberturas, que são ornamentadas com blocos, argila, gesso ou relevos de argamassa.

Bâdgir do Jardim Dowlatabad, em Yazd, o mais alto do mundo
 (Foto: Wikimedia Commons)
Em Yazd, todos os bâdgirs possuem quatro ou oito lados. A construção deles depende da direção do vento na região: se o vento tende a soprar apenas de um lado, ele é construído com apenas um duto de ar. Esta é a característica mais comum em Meybod,  a 50 km de Yazd, onde as torres de vento são baixas e possuem apenas uma abertura. Para manter as construções livres da poeira e areia do deserto, essas torres foram construídas na direção contrária do vento.

Torrres de vento em Meybod ( Foto: Panoramio)
A função mais comum das torres de vento é resfriar e ventilar os aposentos térreos e subterrâneos das casas durante o verão. O seu funcionamento se dá da seguinte maneira: o ar capturado nas aberturas da torre é resfriado a medida que desce e progressivamente resfria as partes inferiores da casa pela convecção e evaporação. Quando não há vento, o ar se eleva até o topo da torre, cujas paredes são aquecidas pelo sol, então extrai o ar úmido do pátio e do subterrâneo através das salas de verão.  As torres de vento também são construídas nos aposentos de caravanserais e acima das salas de oração das mesquitas.
Âb Anbar,  reservatório de água que  utiliza badgirs como sistema de refrigeração em Yazd
Muitas cisternas tradicionais, ou âb anbars são construídos com torres de vento que são capazes de manter a temperatura quase congelada durante os meses de verão.
As torres de vento de pequeno porte são chamadas de shish-khan na arquitetura persa tradicional.As shish-khans podem ser encontradas no topo de alguns âb anbars  em Qazvin e outras cidades do Norte do Irã. Porém estes funcionam mais como sistema de ventilação do que que como reguladores de temperatura, como visto nas cidades do deserto do Irã central.

Fonte: Enciclopaedia Iranica  e Wikipedia


Um comentário

  1. Estou pesquisando essas torres pois pretendo construir uma dessa sobre a cobertura da casa de meus pais.

    ResponderExcluir