HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Mulheres iranianas poderão entrar nos estádios


Na última semana, o Irã foi destaque na mídia não só por causa do acordo nuclear e a retirada das sanções econômicas, mas também pelo anúncio de uma pequena mudança que dará às mulheres do país o direito de frequentarem estádios :  
Mudanças na legislação deverão ocorrer depois de o Presidente da FIFA, Joseph Blatter ter pressionado as autoridades iranianas no sentido de permitirem a entrada de mulheres nos esportes masculinos, algo que já não acontece desde 1979.
Andolhamid Ahmadi, membro do ministério do Desporto, confirmou no  sábado passado que o Conselho de Segurança do Irã aprovou um plano que permite às mulheres e famílias assistirem e participarem em alguns eventos esportivos.
A diminuição da restrição será, no entanto, limitada: nem todos os  estádios vão permitir a entrada de mulheres e essa regra dependerá “do tipo de esporte”, esclareceu Ahmadi.
Desde a  revolução iraniana de 1979, a fim de evitar a mistura de mulheres e homens em público, estas passaram a ser impedidas de frequentar e assistir os jogos masculinos.
A única exceção feita pelas autoridades era  para com as mulheres estrangeiras residentes no Irã, autorizadas a ver os jogos de sua seleção nacional contra a seleção do Irã.
Em 31 de março, durante o amistoso entre as seleções de futebol da Suécia e Irã, torcida em Estocolmo mostrou-se solidária e envergou cartazes que apelavam: “Deixem as mulheres iranianas entrar nos seus estádios”.
No ano passado, as restrições estiveram em debate depois que a iraniana de ascendência britânica, Ghoncheh Ghavami foi condenada a um ano de prisão quando tentava assistir a uma partida de voleibol masculino entre o Irã e Itália, em Teerã. (Fonte: RTP)
Este tema foi retratado, embora na época sem muito destaque na mídia, no filme Fora-de-Jogo, de Jafar Panahi ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim em 2006, destaque na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 
Além do Irã, na Arábia Saudita as mulheres também estão proibidas de assistirem a competições esportivas, onde são proibidas inclusive de praticarem de determinadas modalidades. No Irã, as mulheres praticam todas as modalidades esportivas, porém ficam completamente separadas dos homens e é obrigatório o uso do traje islâmico. Curiosamente, os homens não são proibidos de assistirem os esportes praticados pelas mulheres. 


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário