HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Tradições e Rituais do Nowruz


A celebração do Nowruz, que em persa significa "novo dia",  marca o início da primavera, e é comemorada não somente no Irã, mas também em outros países da Ásia Central. Este feriado que geralmente cai entre os dia 20 e 21 de março tem duração de 13 dias. 
A história do Nowruz remonta a 2600 anos atrás, nos tempos do profeta Zoroastro e dos antigos reis persas. Em seus primórdios o Nowruz tinha um forte significado religioso, mas nos tempos atuais é considerado secular, apesar de sua riqueza de simbolismos e tradições. 
O mês de março já começa com o khane tekani,  ritual de limpeza da casa, os sabzi, pequenos vasos de trigo, cevada ou lentilha são cultivados e a visita aos familiares e amigos é obrigatória. 
A chegada do Nowruz é anunciada pelo personagem do Haji Firuz, cantores de ruas, vestidos de roupas vermelhas e rosto pintado de preto, tocando pandeiros. 
No pôr-do-sol na última quarta-feira antes do Ano Novo, fogueiras são acesas para celebrar a 
Chaharshanbe Suri, ou "Quarta-feira Vermelha". Foliões saltam sobre as fogueiras simbolizando a purificação do medo e das fraquezas. Crianças se vestem como fantasminhas para representar os espíritos ancestrais, e batem de porta em porta para pedir doces em um ritual similar ao Halloween.
A parte principal dos rituais de Nowruz é a Haft Sīn, uma mesa decorada com sete elementos simbólicos cujos nomes iniciam com a letra "S". Às vezes, estes incluem os brotos de sabzeh, um pudim de trigo (samanu), uma espécie de oliva persa seca (senjed), alho (sīr), maçãs (sīb), sumagre (somaq) e vinagre (serkeh). A mesa também inclui outros itens como velas, espelho, ovos coloridos e até mesmo um aquário com um peixe dourado.
As refeições de Nowruz são repletas de  guloseimas como doces, bolos, castanhas e refrescos (sherbet).
Alguns dos pratos principais são: 
- Sabzi Polo ba Mahi : arroz tingido de verde com ervas, servido com peixe frito;
- Kuku Sabzi:  suflê de verduras e ervas;
- Reshteh Polo: carne de cordeiro picada com arroz e macarrão;
- Dolmeh Barg: folhas de uva recheadas com uma mistura de arroz e cordeiro moído
- Shekar Polo: pilaf de arroz doce. 
As celebrações do Nowruz, terminam no dia do Sizdah Bedar, com as famílias saindo para comemorar ao ar livre com piquenique nos parques e locais próximos à natureza. O último dia do Ano Novo persa é cheio de brincadeira e diversão em família porque no dia seguinte todos voltam ao trabalho e estudos. 

Baseado em Whats4eats


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário