HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Saudações de Ano Novo em persa


Salam amigos! Hoje é o 5º dia do Nowruz, e os nossos amigos iranianos continuam festejando. E como o nosso objetivo é estreitar os laços culturais, hoje vamos aprender algumas saudações que você pode usar para desejar um feliz Ano Novo persa: 
Em persa, now significa "novo" e ruz significa "dia". É provável que você encontre diferentes transliterções como noruz, norooz, nawruz ou no-ruz, mas aqui no blog adotamos a forma anglicizada mais comum Nowruz.

As saudações em persa mais comuns são: 
Nowruz Piruz:  que literalmente significa "Ano-novo vitorioso" 
Nowruz Khojasteh Baad:  "que o Ano Novo seja auspicioso".
Sal-e Now Khojasteh Baad:  o mesmo  sentido da frase acima, porém trocando a palavra Nowruz pelo significado literal de "Ano Novo" que é Sal-e Now (sal = ano)

Outras duas formas comuns de felicitação pelo Ano Novo persa, Nowruz Mobarak  e Sal-e Now Mobarak, que significam literalmente "Novo Dia abençoado", fazem uso de  uma palavra  árabe: ( mobarak = abençoado).


3 comentários

  1. Olá, Janaina!
    Tudo bem?
    Eu tenho uma curiosidade, mas não é sobre o assunto do post. Eu bisbilhotei alguns perfis de pessoas do Irã, gosto de ver o estilo de vida das pessoas de lá e a forma como muitas mulheres não concordam com o uso do véu e frequentemente postam foto sem o véu junto de seus maridos, ou seja, um estilo de vida bem moderno e diferente daquilo que vemos na tv , tanto por parte das mulheres quanto dos maridos, mas percebi que eles se casam muito joves e a minha curiosidade começa aqui: vejo algumas fotos que os noivos colocam fotos de quando eram crianças, juntos na foto ( 5 anos de idade mais ou menos) e na mesma montagem a foto do casamento com frases "20 anos depois" ou outras do mesmo tipo. Quer dizer que eles também tem essa coisa igual na Índia, de deixarem os filhos prometidos desde criança?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Star querida!
      Eu realmente nunca havia visto este costume das fotos, é novidade até pra mim! Isso de prometer as crianças pode ser que tenha em alguns vilarejos, ou nas cidades do interior, onde muitas famílias provavelmente passam toda a vida... Nem todos os iranianos casam muito jovens, tenho amigos com mais de 30 anos que nunca namoraram! Acredita?
      Beijos da Pérsia!

      Excluir
  2. OBs: eu disse "montagem" mas as fotos deles juntos quando crianças são reais, não são montagem.

    ResponderExcluir