HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Meymand, um vilarejo pré-histórico na província de Kerman

Vilarejo de Meymand, província de Kerman
Meymand é um vilarejo histórico localizado próximo à cidade de Shahr-e Babak na província de Kerman (SE do Irã). Acredita-se que Meymand foi o local onde se estabeleceram alguns dos primeiros habitantes do Planato Iraniano, a cerca de  12000 anos atrás e ainda hoje é habitada. Atualmente, muitos dos habitantes que ali vivem ocupam 350 casas escavadas nas rochas, algumas das quais já serviam de habitação há 3000 anos! 
Os números incríveis de Meymand não param por aí. Relevos nas rochas que datam de aproximadamente 10000 anos e depósitos de cerâmica com cerca de 6,000 anos são encontrados neste vilarejo  atestando sua longeva história.

Casas escavadas nas rochas
Algumas casas com mais de 3000 anos, ainda hoje são habitadas!
Duas teorias distintas tentam explicar a origem da formação de Meymand. De acordo com a primeira teoria, a vila foi construída por um grupo das tribos arianas há cerca de 800 e 700 a.C. Possivelmente as estruturas de Meymand foram feitas com propósitos religiosos para servir ao culto de Mitra, a divindade reverenciada como o "Sol Invencível". A segunda teoria afirma que o vilarejo data do período Arsácida, quando diferentes tribos do sul de Kerman migraram em diferentes direções e se estabeleceram na área onde construíram as casas nas rochas que até hoje ali se encontram. A existência de um local conhecido como fortaleza de Meymand, próximo ao vilarejo, no qual foram encontrados mais de 150 ossuários do período Sassânida, fortalece esta teoria.
A aparência do vilarejo, situado em meio ao deserto iraniano é essencialmente rústica, e sequer encontramos plantas ou vasos de flores enfeitando as casas. Até mesmo seus habitantes usam roupas de cores sóbrias e vivem em perpétuo silêncio. Segundo os registros de alguns viajantes, é proibido ouvir música em Meymand.

Antigas estruturas de Meymand  
Interior de uma residência em Meymand
A população de Meymand é estimada entre 130 a 150 pessoas, muitas das quais são pastores semi-nômades que vivem nas cavernas dos vilarejo durante o inverno. Durante o verão, aproximadamente 60 pessoas continuam morando no vilarejo. As condições de vida no local são árduas devido a aridez da terra e as temperaturas extremamente altas no verão e baixas no inverno. O dialeto local contem muitas palavras dos antigos idiomas Sassânida e Pahlavi. 
Meymand é considerado um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, e pode ser comparado a outros locais similares no Irã como o vilarejo de Kandovan,  Hille Var, Sour, Ghorveh, Vind, Tamin, as galerias subterrâneas zoroastrianas em Kharg, as casas Zoroastrianas nos arredores de Tabas, Jahlkhaneh em Bushehr, Capadócia, Metra, algumas regiões no sul da Inglaterra, Jordânia e China.

A população de Meymand é composta por pastores semi-nômades
A maioria dos habitantes deixam o vilarejo durante o verão


3 comentários

  1. Salam, querida,seu blog continua lindo e informativo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! E por que será do silêncio?!? :/
    Amo conhecer os cantilhos do Iran atraves do seu Blog! :* Boooos!! :*

    ResponderExcluir
  3. Assemelha-se a um formigueiro em dimensões humanas.

    ResponderExcluir