HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

5 lugares incríveis no Irã que os turistas não conhecem

Embora não esteja entre os destinos turístico mais procurados do mundo, o Irã tem atrações magníficas, seja nas cidades famosas como Shiraz e Isfahan, ou nos tesouros históricos escondidos pelo país à espera de viajantes desbravadores. Neste post vamos conhecer 5 deles:

Castelo de Rudkhan



Escondido nas úmidas florestas da província de Gilan, no norte do Irã, o Castelo de Rudkhan é uma fortaleza militar medieval cujas origens remontam à chegada do islã no Irã. Poucos turistas estrangeiros visitaram este local, que é uma atração popular entre os iranianos.
Construído durante o período Sassânida, entre 224-651 d.C., acredita-se que foi restaurado pelos seguidores da seita Ismaili (os famosos "Assassinos" ou Hashashin)  e completado durante  os séculos XI e XII. A escalada para o castelo que está situado ao longo dos dois picos de uma montanha verdejante leva mais de uma hora, por este motivo ele recebeu dos locais o apelido de "Castelo dos Mil Passos".
No caminho de volta, você pode parar para experimentar a típica culinária do norte do Irã no restaurante Pich que fica na estrada à caminho de Rasht, capital da província. (Localização: Pich Restaurant, Rasht to Anzali Highway, Khomam Beltway; +98 132 422 7554; Pichrestaurant@yahoo.com.) 

Casa Histórica de Bekhradi



Situada em Isfahan, esta hospedaria de 400 anos construída durante a era Safávida, possui quatro quartos com múltiplos espaços lindamente decorados e é a mais antiga casa a ser restaurada no Irã. O trabalho de renovação e restauração que durou cinco anos,  foi feito  pelo designer Morteza Bekhradi buscando seguir o projeto da casa original que segundo ele pertenceu a um aristocrata da era Safávida. 
Embelezada com vitrais e obras de arte das eras Safávida e Qajar, a casa histórica está localizada entre dois jardins repleto de árvores frutíferas e flores silvestres. Os móveis da casa, desenhados por Bekhradi, foram feitos com madeira de chenar (plátano), as árvores que enfeitam as ruas e os jardins históricos de Isfahan. Ainda hoje, esta casa histórica  que poucos turistas tiveram o privilégio de visitar é desconhecida até mesmo para os próprios residentes de Isfahan (confira um tour virtual aqui). 
Localização: Bekhradi Historical House, 56, Sonbolestan Alley, Ebn-e-Sina St, Shohada Sq, Isfahan; +98 31 34482072

Domo de Soltaniyeh



Um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na província de de Zanjan,  Noroeste do Irã, o mausoléu do imperador Oldjaitu na cidade de Soltaniyeh é coroado por uma das maiores cúpulas do mundo. O monumento foi construído entre 1302 e 1312, na capital do império persa durante a dinastia mongol dos Ilkhanidas. Apesar do desgaste ao longo dos séculos da estrutura exterior, os intricados trabalhos em tijolos, mosaicos e vibrantes motivos em seu interior permanecem muito bem conservados.
Acredita-se que a estrutura singular do Domo de Soltanyeh influenciou o design do Taj Mahal na Índia. Conta-se também que o imperador Oldjaitu nasceu de uma mãe cristã e seu nome de batismo era Nicolas. Depois ele se tornou budista e posteriormente se converteu ao Islã. Originalmente o Domo de Soltaniyeh foi construído para abrigar os artefatos religiosos do imperador, mas proibido pelos clérigos, ele decidiu que o monumento seria utilizado como seu túmulo.

Hotel Laleh Kandovan



Há cerca de 48km do nordeste da cidade Tabriz, se situa o vilarejo de Kandovan. Neste vilarejo de 800 anos, aos pés do Monte Sahand, existem casas escavadas em rochas vulcânicas que são habitadas até hoje. Ali se encontra-se o luxuoso Hotel Laleh Kandovan,  que seguindo o estilo das casas locais foi construído quase inteiramente em uma rocha escavada, com 16 quartos modernos e confortáveis. 
De acordo com a sabedoria local, a água mineral que brota da fonte do Monte Sahand possui propriedades medicinais e é valiosa em todo o Irã. Os hóspedes do Hotel Laleh Kandovan também podem desfrutar de um banho relaxante nestas águas. O hotel possui algumas banheiras  cuja água é bombeada diretamente desta fonte. 
Localização:  Laleh Kandovan Rocky Hotel, Kandovan Rd, Kandovan; + 98 412 323 0191

Torre Toghrol



A Torre Toghrol é um monumento da era Seljúcida, situado na cidade de  Rey, na periferia ao sul da capital Teerã. Muitas vezes ignorada pelos visitantes que tendem a se fixar mais na zona norte e no centro da capital, Rey é o condado mais antigo da província de Teerã e é repleta de monumentos históricos, incluindo um bazar de 500 anos construído na era Safávida.. 
A torre é tida como o mausoléu do rei Toghrol Beg, que estabeleceu em Rey o maior centro administrativo da dinastia Seljúcida até sua destruição pelas tropas mongóis no início do século XIII. Após visitar a torre, você também pode dar uma passada no quarteirão armênio em Teerã e fechar sua jornada com uma xícara de café e doces armênios no histórico Cafe Naderi, um local frequentado há décadas pelos maiores escritores e intelectuais do Irã. (Localização: Hotel Naderi and Cafe, Jomhuri Eslami Avenue, Tehran; +98 21 66 701 872)

Baseado em artigo do site CNN.com


5 comentários

  1. Uau Azizam! Quanta dica maravilhosa!! :) Iremos em todos esses lugares viu? Inshallah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iremos sim azizam! Realmente todos os lugares são incríveis, mas fiquei apaixonada pela casa de Bekhradi, quando tiver oportunidade entra no link do tour virtual que eu indiquei lá!
      Boos

      Excluir
  2. Meu Deus, já estou babando e sonhando com a minha vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai chegar sua vez sim Danny! E quando chegar, você vai entender ainda mais porque amamos o Irã!

      Excluir