HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

2015 chegando: é momento de planejar!


Salam amigos da Pérsia! Em 2015 o blog Chá de Lima da Pérsia completará 3 anos de vida! E que história linda! Nessa caminhada realizei meu grande sonho de viajar para o Irã, fiz muitas amizades aqui no Brasil e lá também, e tive muitas outras surpresas maravilhosas. Mas como todo final de ano, é momento de refletir sobre o que fizemos e deixamos de fazer. Sinto que esse ano o blog diminuiu bastante o ritmo das postagens e andei deixando a desejar em alguns quesitos.
A verdade é que trazer tantas informações inéditas sobre o Irã, aumentou cada vez mais as expectativas  dos leitores. Mas ao longo do ano, outras obrigações na minha vida profissional e pessoal acabaram limitando a minha dedicação ao blog, apesar de eu me esforçar para atualizar diariamente a nossa Fanpage no Facebook. No entanto, eu quero e pretendo esse ano continuar produzindo um conteúdo de qualidade e também trazer algumas novidades. 
Então, eis algumas das Metas para 2015 para o nosso Chá-de-Lima da Pérsia:

 Organizar as páginas do blog por temas para facilitar a busca de conteúdos: 
Navegar em um blog com 3 anos de existência nem sempre é fácil e nem sempre a caixinha de pesquisa dá conta de "escarafunchar" tanto conteúdo. Um dos objetivos este ano é mapear todas as postagens em categorias específicas: Atualidades, Arte e Cultura, Língua Persa e Viagens.

 Organizar os temas das postagens em um cronograma mensal, mínimo de 3 posts por semana: 
Esta é uma meta que venho tentado por em prática desde o início do blog, e quase consegui durante um tempo. A ideia é fixar os assuntos em um dia específico do mês e deixar as postagens agendadas quando não houver possibilidade de atualizar o blog.  

 "Aulinha de persa" uma vez por mês:
Embora não sejam um conteúdo de ensino formal, as "aulinhas de persa" do blog tem servido de incentivo para  muitos leitores que desejam iniciar o estudo da língua oficial do Irã. Por isso, pretendo dar continuidade e indicar as fontes na internet, atendendo a pedidos postar o mínimo de uma aulinha por mês. 

 Filmes do "Cinema Iraniano", toda primeira sexta-feira do mês: 
 Este ano fiquei em dívida com esta seção, uma das mais amadas do blog! Vou fazer todo o possível para cumprir a meta de um filme por mês. E também pretendo fazer posts especiais apresentando os atores e diretores mais amados do Irã. 

 Guest posts com "Relatos de Viagem ao Irã": 
A ideia é convidar outros leitores que queiram enviar seus relatos, fotos e/ou vídeos de viagem ao Irã, para criarmos uma galeria  de experiências aqui no blog!   

 Rádio virtual "Vozes da Pérsia"
Este projeto, que já está em andamento, consiste em criar um outro blog apenas para divulgar a música do Irã. Haverá música tradicional, folclórica, pop atual e pop nostalgia! 

 Loja virtual "Flor Azul da Pérsia": 
 Este ano também estou tentando iniciar meu lado empreendedora. Inicialmente a ideia é vender alguns produtos importados do Irã e trabalhos artísticos personalizados. 

 Conteúdo exclusivo para a Fan Page no Facebook:
Por ser a única página do Facebook em língua portuguesa dedicada exclusivamente a cultura do Irã, o Chá de Lima da Pérsia terá seu próprio conteúdo especial e inédito.

 Canal no Youtube: 
Como eu sou uma pessoa tímida em último grau, não me sinto à vontade para gravar depoimentos em vídeos rsrs...  Mas pretendo criar um conteúdo especial, didático em vídeo para divulgar a cultura do Irã e quem sabe futuramente, algum conteúdo sobre a língua persa... 

E então amigos, vocês tem mais sugestões? Estou aguardando nos comentários!
Um Ano Novo pleno de harmonia e realizações para todos!  


10 comentários

  1. Salam Janaina,
    Por ter avós sírios sou apaixonada pelo oriente médio e por cultura oriental. Me apaixonei pelo Irã quando fiz alguns amigos por lá e fiquei um bom tempo procurando um blog específico sobre o Irã que ainda estivesse em atividade. E aí encontrei seu blog e foi amor a primeira vista! rsrs Também tenho um grande sonho de viajar para o Irã, inshallah, até 2016; e suas dicas de viagem e comportamento estão me ajudando muito. Outra coisa que eu amo é o aspecto cultural que você explora, pois muitos blogs sobre o oriente focam mais em relacionamentos, mas o seu tem um equilíbrio de todos os temas. Eu simplesmente amo! Parabéns e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Danny!
      Que maravilha saber que a cultura do Irã despertou sua paixão! Eu também sou apaixonada pelas culturas de todo o oriente médio e Ásia. Fico muito feliz que o Chá de Lima tenha ajudado na sua descoberta e modéstia a parte, ainda é o único blog específico sobre cultura iraniana! Como você pode ler na página Sobre o Blog, um dos motivos pelo qual criei este blog foi simplesmente esse, sentir falta de uma abordagem mais equilibrada sobre o Irã, porque na maioria dos blogs sobre Oriente Médio infelizmente só encontrava abordagens políticas e negativas. E acredito que minha abordagem também é diferente porque meu relacionamento com o Irã, começou e continua sendo através de amizades!
      Espero que você continue apreciando o nosso "Chá" por bastante tempo! Te desejo um 2015 repleto de luz e conhecimento!
      Abraços!

      Excluir
  2. Obrigada! Eu estou tentando resgatar um pouco da minha origem, os valores desse mundo tão sedutor pra mim. Quando meus avós vieram para o Brasil isso foi se perdendo dando lugar à mentalidade superficial do ocidente. Além disso, uma nova paixão está nascendo aos poucos: o Islã - do qual eu tinha horror. Não preciso nem contar a velha história de como eu era alienada consumindo esse lixo ocidental. E por causa da minha amizade com muçulmanos, apesar de ser cristã, acabei me sentido envolvida pelo verdadeiro Islã que eu desconhecia. Blogs como o seu, da Andreia e da Khadija tem me impulsionado nessa paixão pela minha origem, minha história... Sucesso e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assalamaleikun, Danny.Sou revertido ao Islã (setembro do ano passado) e também tenho passado grandes desafios. Que Allah swt possa te dar sabedoria para enfrentar os desafios. Eu tinha 10 anos de metodismo e por meio de uma pesquisa universitária (Conclui o curso de letras ano passado) descobri o Isla.
      Qualquer coisa: wesleyavemedio@gmail.com

      Excluir
    2. Obrigada a você Danny, por compartilhar sua história. Por favor leia o post sobre minha visita à mesquita do Brás, acho que vc vai gostar! :D
      http://chadelimadapersia.blogspot.com.br/2014/09/encontro-muito-especial-na-mesquita-do.html
      Bjs!

      Excluir
  3. Alaikum as salaam Wesley,
    Eu realmente me senti encantada por ver a pureza e verdade por trás do horror que cobria minha mente. Isso não quer dizer que eu vá me reverter um dia, até porque eu ainda discordo de muitas coisas. Mas eu descobri uma beleza encantadora no Islã que eu jamais pensei que veria. Isso mexeu comigo e reforçou minha fé pessoal...

    Janaina, eu já li esse post e ele expressa bem o que eu sinto hoje: respeito e desejo de enxergar não só o Islã, mas toda a visão oriental, tal como ela é e pelos olhos de quem a vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada a você também Wesley! Seja sempre bem vindo! O importante é nunca deixar de aprender! E que bom que você está feliz com sua escolha! Allah maak!

      Excluir
  4. Salam Jana Jan!!
    Adorei esse post! Faço minhas as palavras da Danny! Seu blog tem um abordagem versátil e multifacetada...o que descobre o Irã de preconceitos bobos, tipicos de quem não sabe nada desse país tão encantador!
    Sempre fui encantada com o mundo islâmico....e a cada dia mais!
    Obrigada pelos textos e espero que comentários como os nossos, incentivem você a escrever mais e mais!
    Boos,
    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Lívia jan! Que alegria ver você conosco neste início de ano! Com certeza os comentários de vocês me deixaram muito animada e feliz por saber que estou cumprindo o meu objetivo! Espero que muito mais pessoas descubram a beleza que há em nosso mundo, e que as lentes do preconceito sejam removidas!
      Boos boos!!

      Excluir