HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Imagens do Ta'zieh em Teerã

Ta'zieh é um típico teatro histórico e  religioso que na cultura persa simboliza o espírito  épico e a resistência. Entre os muçulmanos xiitas do Irã, é uma representação dramática da morte dos santos. A mais comum é celebrada no mês islâmico de Muharram que representa a Ashura, ou martírio de Hossein.
As fotos a seguir contam a história da batalha na cidade de Karbala no Iraque. Os personagens com roupas vermelhas representam o califa Yazid e suas tropas e os personagens com roupas verdes representam a  família de Hossein. Este tipo de teatro ficou mais conhecido a partir do século XVII na época dos Safavidas e as encenações são feitas nas ruas de um modo particular em cada cidade do país.
Um agradecimento especial à minha querida amiga Afsaneh por ter me permitido usar essas fotos que foram enviadas por sua família em Teerã. 










3 comentários

  1. Salam Jana!!
    Muitissimo interessante vc abordar a Ashura aqui, pois é algo de suma importância para todos os iranianos...
    Vi vários posts no instagram de diferentes locais do Irã, retratando o martírio de Imam Hussein, cada um a seu modo, mas todos muito intensos!
    Adorei o post!

    Beijos,

    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Lívia!
      Obrigada, as fotos foram enviadas pela família que me hospedou em Teerã! Não tive a oportunidade de ver ao vivo a Ashura no Irã, mas participei de alguns dias em uma mesquita aqui em São Paulo. Realmente é muito intenso!
      Beijos da Pérsia!

      Excluir