HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Festival de Mehregan: saudando a chegada do outono

Mesa típica da celebração do Mehregân
Hoje é celebrado o Mehregân, também conhecido como Jashn-e Mehr, uma festividade persa zoroastriana celebrada desde a era pré-islâmica, em honra à Mehr, conhecida como Mitra, divindade guardiã da amizade, afeição e amor. Esta comemoração também marca o início do outono. O dia de Mehr, durante o mês de Mehr  corresponde ao dia das colheitas no qual os agricultores agradeciam a Deus pela dádiva do alimento que armazenarão durante os meses do inverno.
A data do Mehregan cai no 10º dia do mês de Mehr que corresponde ao dia 2 de Outubro, variando ligeiramente de acordo com o cálculo do calendário iraniano. Segundo a lenda, foi neste dia que os anjos ajudaram os heróis Fereydoun e Kaveh a vencer o tirano Zahhak e é o dia em que Deus criou a luz.
Nesta ocasião, as pessoas usam roupas novas e preparam uma mesa decorativa. Sobre a toalha da mesa são espalhadas folhas de manjerona seca, uma cópia do livro sagrado zoroastriano Khordeh Avesta, um espelho e um vidrinho de sormeh (pó preto para os olhos), água de rosas, doces, flores, vegetais e frutas, especialmente romãs e maçãs, e nozes como amêndoas e pistaches. Algumas moedas de prata e sementes de lótus são colocadas em uma vasilha de água perfumada com estrato de manjerona. Também é colocado um incensório com essências de olíbano e espand.
Na hora do almoço, as famílias fazem suas preces diante do espelho. Uma bebida fresca de frutas é servida e o sormeh é passado nos olhos. Punhados de manjerona, lótus e sementes de ameixas são jogadas no ar, enquanto todos se saúdam.
Até meados de 1960, os zoroastrianos de Yazd tinham um ritual especial de sacrificar um carneiro neste dia. O animal era sacrificado entre a madrugada e a tarde para ser assado lentamente até o anoitecer e então sua carne ser servida em um banquete comunitário. Ao anoitecer, fogueiras são acesas e orações são recitadas para receber as bençãos divinas. Fogos de artifício explodem no ar enquanto as famílias se banqueteiam.

Baseado em Iran Review


2 comentários

  1. Salam Janinha!
    Deve ser uma alegria participar de um festival tão rico e peculiar como esse...e os iranianos são mestres nessas comemorações!
    Enquanto vc esteve lá, presenciou algum?
    Beijos e muitissimo interessante esse post!
    Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Lívia! É a primeira vez que falo deste festival aqui no blog! São tantas as festividades iranianas que é difícil dar conta de todas rsrs... Infelizmente eu não consegui estar presente em nenhuma. Mas creio que o Mehregan não é um feriado nacional no Irã, embora tenha sua importância cultural.
      Obrigada pelos seus comentário e carinho sempre!
      Beijos da Pérsia!

      Excluir