HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

AVISO: sobre cópia de textos do blog


Prezados amigos: a partir de hoje os posts do blog Chá-de-Lima da Pérsia estão protegidos contra cópias. Antes que me perguntem o motivo, gostaria de esclarecer que tenho visto o conteúdo do blog, especialmente as páginas de turismo e cultura sendo integralmente copiados por outros sites sem o meu consentimento, alguns até mesmo sem citar a fonte. 
Acredito que a princípio a intenção dessas pessoas não é de me prejudicar, e muitos podem dizer que eu deveria me sentir honrada por ter meus posts copiados (não vou citar por quem). Eu também não posso negar que muitas vezes também copio e traduzo conteúdos de outros sites sobre cultura iraniana, especialmente em outras línguas, embora nunca deixe de mencionar os links dos quais foram tirados. 
A diferença é que não copio integralmente o conteúdo destes sites e faço o esforço de sempre ler e traduzi-los em uma linguagem mais acessível. Portanto eu me sinto no direito de exigir sim que seja creditada a minha autoria aos posts, porque se eu não tivesse essa dedicação, grande parte dos leitores não teriam muitas opções de informações sobre a cultura do Irã em língua portuguesa. 
Peço por gentileza que não interpretem como arrogância a minha decisão de proteger o blog. Eu tenho sim o maior prazer em compartilhar todo o conhecimento que tive o privilégio de adquirir graças a todos que apoiam e respeitam meu trabalho. Mas nada é mais frustrante do que ter um conteúdo que você levou horas, até dias para pesquisar, traduzir e/ ou produzir copiado e colado em um piscar de olhos por quem muitas vezes nem se deu ao trabalho de ler o texto na íntegra. 
Por isso a partir de hoje, se alguém tiver o interesse de utilizar algum conteúdo do Chá-de-Lima da Pérsia  em outro site ou blog, peço a gentileza de entrar em contato comigo por e-mail e dizer quais textos gostaria de usar. Entretanto será permitido utilizar parcialmente o texto com um link de direcionando para o blog. 

Conto com a compreensão de todos, qualquer dúvida é só entrar em contato! 


7 comentários

  1. Querida Janaína,
    Não me cabe discutir a sua decisão, apenas lamentar pela perda de uma das poucas fontes, senão a única, de 'desdemonização' do Irã. Pra você ter uma idéia, costumava escrever "O Irã não é uma caverna de lagos sulfurosos e fogo" antecedendo o título original dos seus textos, achava que era uma forma de 'humanizar' a imagem distorcida da mídia ocidental.
    Grato por esse tempo de ctrl-c e ctrl-v.
    Foi muito bom enquanto durou
    Beijos e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilson,
      Espero que tenha compreendido a minha necessidade de proteger meu trabalho. Eu tenho acompanhado as postagens que são compartilhadas em seu blog e sei que você sempre respeita a minha autoria. No entanto, há pessoas que não o fazem. Por esse motivo estou controlando o acesso ao meu conteúdo. Se quiser utilizar um dos textos do blog por favor entre em contato comigo.
      Muito obrigada por sua intenção de assim como eu tentar desmistificar o Irã!
      Bjs

      Excluir
  2. Pois é minha querida Janaina, estou passando pela mesma situação e entendo a decisão, para voce ter uma ideia meu texto sobre umectaçao indiana foi parar em uma revista e os creditos dados à colunista! Um absurdo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam querida Star! Fico muito triste por você ter passado por isso. Eu sei bem o quanto tem gente mal intencionada que não tem um mínimo de criatividade e precisa plagiar o nosso trabalho para se dar bem...
      Se quiser saber como proteger o seu blog também, pode entrar em contato comigo!
      Bjs da Pérsia!

      Excluir
    2. Salam Janaina!!
      Quero muito saber como posso proteger meu blog também. Vou falar com você através do e-mail!
      Beijos da India!

      Excluir
  3. Salam Jana Jan! Que coisa mais chata em! Nossa, as pessoas querem sempre pegar o caminho mais fácil....de todos os blogs que conheço sobre o Irã, o seu é o mais puro, mais fidedigno e bom!
    Continua assim e quem adora seu blog, sabe bem dos seus textos!
    Sou fã!
    Beijosssss
    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Salam!! Estou adorando conhecer um pouco da cultura Iraniana, muito obrigada!!

    bjs
    Zilma

    ResponderExcluir