HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Pais iranianos e suas filhas

Salam amigos! Para homenagear o Dia dos Pais, trago hoje esta serie de retratos de pais e filhas em várias cidades do Irã através das lentes da fotógrafa Nafise Motlaq. As imagens mostram diferentes classes sociais e  formas de comportamento da sociedade iraniana que não cabem dentro de qualquer estereótipo.

O pai de Newsha é engenheiro. " Ele sempre está fora de casa cinco dias por semana trabalhando. Nós geralmente passamos os finais de semana e feriados juntos"
O pai de Fatemeh é um  funcionário de escritório. "Ele é um bom pai. Não sei mais o que dizer".
O pai de Shadi é um homem de negócios."Ele tem a alma de um menino teimoso. Você tem que saber como lidar com ele"
O pai de Arezoo é um vendedor de tapetes."Ele é um homem muito divertido. Ele faz as pessoas rirem com suas piadas e brincadeiras nas festas familiares".
O pai de Zahra está desempregado. "Eu não sei o que dizer sobre ele. Realmente não sei".
O pai de Katayoon' é um militar aposentado. "Meus amigos pensam que ele cuida muito de mim, mas para mim ele é um grande incentivador em minha vida"
O pai de Fatemeh é bibliotecário de uma mesquita. "As pessoas pensam que eu não tenho liberdade porque meu pai é um clérigo, mas isso não é verdade. Ele me permitiu visitar a feira nacional de livros com minhas amigas quando eu tinha 15 anos"
O pai de Shima e Lina é gerente de projetos civis. "Nosso pai estudou na Europa. Por isso que ele nos dá toda liberdade que as jovens ocidentais tem em nossa vida pessoal "
O pai de Mahsa é um soldado veterano."Ele sempre será meu herói mas eu queria que ele fosse o pai feliz e cheio de esperança que ele costumava ser".
O pai de Fatemeh é agricultor."Ele trabalha muito. Ele trabalha demais"
Imagens do site: Lens Culture


4 comentários

  1. Simpatizei com o pai da Arezoo, a Zahra é incrivelmente linda, Shima e Lina são o retrato do por quê do 'medo' da chamada ocidentalização do Irã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Lidi! Realmente o pai da Arezoo deve ser muito bacana, tem cara de ser Isfahani! A Zahra deve ser do Curdistão, pelas vestimentas dela e do pai, os curdos são um povo que tem uma beleza singular. Já as gêmeas Shima e Lina, devem ser as patricinhas do Norte de Teerã... Gostei também da Fatemeh cujo pai é um mullah e incentiva ela no amor aos livros ...

      Excluir
  2. Salam, Jana Jan!

    os estereótipos estão trazendo discórdia ao mundo cada vez mais. Nesse precioso momento, por exemplo, milhares de pessoas morrem em Gaza, Iraque, Síria, por causa de "estereótipos" em alguns casos, e por causa do ódio disseminado, muitas das vezes, por medo do desconhecido. Trazer à luz verdades que nos unem, fazer da Terra um ambiente saudável para se viver é uma meta, que não pode ser esquecida por nós.
    É preciso insistir pela paz,
    saudades de ti,
    Denise Bomfim.

    ResponderExcluir
  3. Fotos belíssimas, que mostram que a sociedade iraniana não é aquela coisa "preta e branca" pregada pela mídia ocidental.

    ResponderExcluir