HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Cinema Iraniano: Filhos do Paraíso

O FILME DO MÊS ESTÁ DE VOLTA com o primeiro filme da história do cinema iraniano indicado ao Oscar !!!


Tudo começa quando o garoto Ali (Amir Farrokh Hashemian) vai buscar o único par de sapatos de sua irmãzinha Zahra (Bahare Seddiqi), que acabam de ser consertados. Enquanto Ali está distraído comprando verduras, os sapatos são acidentalmente levados por outra pessoa. A família de Ali que mora em um bairro pobre do sul de Teerã, tem sérias dificuldades financeiras e os pais não têm dinheiro para comprar sapatos novos para a garota. Temendo uma bronca, Ali combina com sua irmã que não devem contar à mãe que os sapatos foram perdidos. Enquanto fazem a lição de casa, os irmãos combinam que irão revezar os tênis de Ali para ir à escola até que ele consiga encontrar os sapatos para a irmã. Zahra usa os calçados pela manhã e os devolve ao meio dia, para que seu irmão possa frequentar as aulas à tarde. A solução parece estar próxima quando Ali se inscreve em uma competição de corrida entre várias escolas; entre as premiações para o terceiro lugar está justamente um par de tênis!
Esta envolvente história, prende a atenção por expor corajosamente os contrastes sociais do Irã moderno, representados pela busca do pai de Ali por um emprego nas casas mais abastadas no Norte de Teerã ao mesmo tempo em que permite uma agradável visão de aspectos da cultura e da vida cotidiana dos iranianos. Assim como as demonstrações de confiança mútua e carinho entre as duas crianças tornam este um filme adorado por pais e educadores.
Filhos do Paraíso, dirigido por Majid Majidi em 1997, foi o primeiro filme da história do Cinema Iraniano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano  em que concorreram Central do Brasil e A Vida é Bela. Apesar de não ter ganhado, o cinema iraniano se tornou aclamado em todo o mundo mesmo com poucos recursos e atores supostamente amadores.

Filme: Filhos do Paraíso (1997)
Irã| Drama | 89 min.| cor
Legendado em português
Direção: Majid Majidi
Título Original: Bachehaye Aseman
Título em inglês: Children of Heaven
Elenco: Amir Farrokh Hashemian, Bahare Seddiqi, Reza Naji, Fereshte Sarabandi,
Dariush Mokhtari, Nafise Jafar-Mohammadi, Mohammed-Hasan Hosseinian, Mohammed-Hossein Shahidi, Kazem Asqarpoor, Christopher Maleki



4 comentários