HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

"Espiritualidade no Movimento", a arte de Hossein Irandoust

Pintura de Hossein Irandoust, Dervixe da série "Espiritualidade no Movimento"
Hossein Irandoust nasceu em Teerã em 1978, filho de mãe iraniana e pai de origem chinesa. Seu avô, um engenheiro chinês que veio ao Irã na primeira metade do séc. XX foi o responsável por estabelecer uma fábrica de chá na cidade de Lahijan.
Irandoust começou sua carreira de pintor bem cedo e iniciou os estudos em design gráfico aos 14, enquanto frequentava na escola secundária em Teerã. Posteriormente ele começou a estudar pintura sob a supervisão de Rahim Navasi, que é um dos mais famosos pintores realistas do Irã. Ele concluiu sua graduação em Belas Artes na Universidade Azad e atualmente seu trabalho é requisitado por grandes instituições e colecionadores incluindo o  British Museum em Londres.
Inspirado por seu avô chinês, Irandoust desenvolveu um estilo único em aquarela com um uso mínimo das cores, unindo a simplicidade da filosofia mística islâmica com a força da poesia persa. A série "Espiritualidade no Movimento" representa os dervixes rodopiantes da ordem sufi Mowlawi criada por Rumi, em pleno exercício de meditação através da dança ritual sema. Aprecie abaixo algumas imagens da série: 






Baseado em Islamic Arts Magazine


Um comentário

  1. Salam, Jana Jan!
    Ah, que saudades de você no meu Oásis, vamos tomar chá agora?
    Que a espiritualidade seja plena em nossas vidas, na eterna tentativa de levar luz à escuridão. E se nos sentarmos à penumbra, mesmo assim, estaremos repletas de LUZ!

    Assim seja,
    lindíssimo post (como sempre)

    Bausse Kbir,
    Denise Bomfim.

    ResponderExcluir