HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Instrumentos musicais iranianos: Kamancheh

Mulher tocando kamancheh, miniatura persa do palácio Hasht Behesht em Isfahan, 1669.
O Kamancheh (também conhecido como kamāncha) é um instrumento de arco e cordas persa similar ao rebab árabe, um ancestral do violino. A palavra kamancheh significa "pequeno arco" em persa. Ele é amplamente utilizado desde o séc. XII, na música clássica e folclórica do Irã, Armenia, Azerbaijão, Uzbequistão, Turcomenistão, regiões do Curdistão e também na Caxemira com pequenas variações na estrutura do instrumento. Tradicionalmente, a música improvisada islâmica conhecida como mugham, também acolhe o caloroso e elegante som do kamancheh que é um reminiscente da voz humana. 
Tradicionalmente, os kamanchehs tem três cordas de seda, mas os modernos utilizam quatro cordas de metal. O corpo consiste em um longo braço de madeira com cravelhas na parte superior e uma caixa de ressonância em forma de tigela feito de cabaça ou madeira, coberta com uma membrana feita de pele de carneiro, cabra ou às vezes de peixe, no qual é fixado o cavalete. Na base há uma ponta que apóia o instrumento  no chão ou no joelho do músico enquanto ele é tocado, geralmente em uma posição sentada. 
A música persa tradicional também usa o violino comum com uma afinação particular. O kamancheh e o violino são afinados da mesma forma e possuem a mesma extensão, mas seus timbres são diferentes devido aos formatos da caixa acústica. Entre os  músicos iranianos famosos que tocam o kamancheh estão Ali-Asghar Bahari, Ardeshir Kamkar, Saeed Farajpouri e Kayhan Kalhor.
Segundo o mestre Kayhan Kalhor "quando o violino ocidental chegou ao Irã no final do séc. XIX, muitas pessoas trocaram seus kamanchehs por violinos, [porque] o violino era visto como Ocidental, moderno e elegante." Atualmente ele é um dos músicos que ajudam a preservar a música clássica persa ao mesmo tempo em que cria novas formas de música.

>> Mini-concerto do mestre do kamancheh Kayhan Kalhor para a National Public Radio (NPR) em 2012:


(Baseado em Wikipedia e The Silk Road Project)


Um comentário

  1. olá bom dia ! gostaria de saber onde eu consigo adquirir este instrumento musical , o kamancheh ?

    ResponderExcluir