HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Cinema Iraniano: Dez

FILME DO MÊS: Um retrato do universo feminino no Irã mostrado a partir de uma perspectiva de cinema inédita! 


“Dez” é um filme de gênero drama biográfico e documentário dirigido por Abbas Kiarostami e roteiro com a parceria de Mohsen Makhmalbaf. Como sugere o título, a história é contada em dez blocos, nos quais uma atriz (Mania Akbari, também cineasta) dialoga, dentro do carro, com diferentes pessoas. Todos os diálogos têm um núcleo comum: a situação da mulher no Irã. A despeito das peculiaridades culturais, os dramas da mulher iraniana, ao menos daquelas que o filme mostra, de condição social média ou elevada, não diferem muito dos dramas vividos pelas ocidentais. Relacionamentos frustrados, filhos malcriados, embates com o mundo machista, crise de fé religiosa são os componentes dessa via crucis feminina. Claro, não é na denúncia da condição feminina que este filme de Kiarostami é inovador.
Inovador é o modo como Kiarostami narra a história. São apenas duas câmeras digitais, acopladas no interior de um carro, uma voltada para a motorista, outra voltada para seu (sua) interlocutor(a). Nada de equipe de filmagem: nenhuma iluminação especial, nenhum cenário pré-concebido (a motorista não tinha um roteiro pré-estabelecido, ela simplesmente flanava pelas ruas de Teerã). Não havia, também, um roteiro rígido; Kiarostami ficava no banco detrás do carro (as duas câmeras, claro, não permitiam que ele fosse visto) e ditava o diálogo para os atores. Uma das propostas de  Kiarostami, segundo suas próprias palavras, fora  fazer um filme sem diretor. Nada mais parcial do que esta afirmação, porque, se por um lado, é indubitável que a estrutura de “Dez” reduz o poder de intervenção do diretor, por outro lado, torna esta limitada intervenção mais fundamental ainda. 
O filme foi proibido no Irã, em 2008, por ser considerado um filme ativista e feminista. Porém, várias fitas cassetes gravadas foram vendidas ilegalmente. Apesar disso a ONU, aprovou o filme e a revista Time o declarou um dos 100 melhores filmes da história. (Referências: Revista Universitária do Audiovisual e Wikipedia

Dez (2002)
EUA, França, Irã| Documentário, Drama | 84 min.| cor
Direção: Abbas Kiarostami
Título Original: Dah
Título em inglês: Ten
Elenco: Mania Akbari, Amin Maher, Kamran Adl, Roya Arabshahi, Amene Moradi, Mandana Sharbaf, Katayoun Taleizadeh

>> Legendado em inglês



Um comentário

  1. MUITO boa esta publicação! O filme é Ó-TI-MO e custa encontrar algo sobre tão bem escrito assim! Parabéns!!!
    O blog é SUPER original e MUITO bem organizado!
    Continue assim!
    Tudo de bom! o/

    ResponderExcluir