HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Cinema Iraniano: E Buda Desabou de Vergonha

FILME DO MÊS: No Afeganistão, após a queda do Taliban, as meninas ainda tem que lutar para ir a escola e os meninos aprenderam a brincar somente de guerra.


Em meio às ruínas dos monumentais Budas de Bamyan, destruídos pela milicia Taliban em 2001 milhares de famílias lutam para sobreviver. Bakhtai, uma garotinha afegã da etnia hazara, de 6 anos fica obcecada com a ideia de ir para a escola ao ver o garoto Abbas que lê em voz alta na frente da caverna vizinha onde ela vive. Mas ela pertence a uma sociedade marcada pelos anos de opressão do Taliban incluindo o machismo, guerra, pobreza e alienação das crianças que brincam de guerra o tempo todo. Primeiro ela tem o desafio de conseguir algum dinheiro para comprar seu precioso caderno vendendo ovos no mercado, mas como não sobra dinheiro para o lápis, ela pega o batom de sua mãe para escrever. Finalmente à caminho da escola, ela é importunada por um bando de garotos que brincam de Taliban lutando contra os americanos, imitando a terrível realidade da guerra que eles testemunharam.   
Eles assustam Bakhtai e até mesmo rasgam as páginas de seu caderno, confiscam o seu batom, colocam ela dentro de uma caverna com um saco de papel em sua cabeça junto com outras meninas e ameaçam até mesmo a apedrejá-las. As cenas realmente são chocantes, especialmente quando a menina implora: "Em nome de Deus, deixem-me ir à escola". 
E Buda Desabou de Vergonha foi escrito e dirigido pela jovem diretora Hana Makhmalbaf, filha de Mohsen Makhmalbaf e irmã mais nova de Samira Makhmalbaf. Sobre o país onde dirigiu seu primeiro filme documentário ela relata: 
"O Afeganistão é um país estranho. Em um período de 25 anos, experimentou muitos governos; os russos comunistas,  a Al-Qaeda, os extremistas islâmicos do Taliban e os cristãos-laicos do ocidente. Cada um desses governos a fim de livrar o Afeganistão da hegemonia do outro iniciou guerras e destruiu este país. Hoje em dia, a destruição do Afeganistão não está limitada somente a cidades e casas. As crianças deste país em suas brincadeiras, atiram uma nas outras com armas de madeira e brincam de apedrejar menininhas e colocam minas debaixo dos pés dos outros dando risada. Como será o futuro destas crianças que brincam de guerra como adultos?" ( Fonte: Makhmalbaf Film House)

E Buda Desabou de Vergonha (2007) 
Irã | Documentário | 81 min.| cor
Direção: Hana Makhmalbaf
Título Original: Buda az Sharm Foru Rikht 
Título em inglês: Buddha Collapsed out of Shame
Elenco: Abbas Alijome, Nikbakht Noruz, Abdolali Hoseinali



6 comentários

  1. Adorei o filme. Apaixonei-me pela Bakhtai, que menininha encantadora! Fiquei chocado com a realidade daquelas pessoas e principalmente das crianças. Embora tivesse visto o lugar em reportagens, o filme conseguiu me transportar lá dentro de suas vidas e ver sua pobreza e imaginar suas perspectivas de vida.

    Matheus Reis Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Endosso as palavras do Matheus.

    Deschamps

    ResponderExcluir
  3. JANA AGUARDO OUTROS FILMES SE PUDER, JA VI QUASE TODOS OBRIGADA, BEIJOS.

    ResponderExcluir
  4. Parece que O Buda desabou de vergonha foi bloqueado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim bloqueado Raymundo? Você não está conseguindo assistir?

      Excluir