HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Atores iranianos: Homayoun Ershadi

Homayoun Ershadi
Salam! Hoje vamos estrear uma nova categoria no blog, para conhecermos os artistas mais conhecidos no cinema iraniano na atualidade e nos tempos áureos. E hoje vamos conhecer Homayoun Ershadi, ator iraniano nascido em Isfahan em 1947. Antes de se tornar ator, Ershadi estudou arquitetura na Itália e trabalhou nesta área, até ser descoberto dirigindo pelas ruas de Teerã pelo aclamado cineasta Abbas  Kiarostami que o escolheu para ser o protagonista de seu filme de maior sucesso Gosto de Cereja (1997). Mesmo não sendo um ator profissional e tendo começado a atuar já por volta dos 50 anos, ele teve êxito em trabalhos no cinema e na televisão. As marcas pessoais de Ershadi são o seu rosto calmo e sua voz grave que emprestam a seus personagens um ar de intelectualidade. 
Quem assistiu o filme O Caçador de Pipas (2007), baseado no best-seler afegão de Khaled Hosseini provavelmente deve se lembrar dele como o implacável pai do garoto Amir. Mais recentemente ele atuou nos filmes Alexandria (2009) como o personagem Aspasius e A Hora mais Escura (2012) como  Hassan Ghul.
Gosto de Cereja (1997) como Sr. Badi
O Caçador de Pipas (2007) como Baba
Alexandria (2009) como Aspasius
A Hora Mais Escura ( 2012) como Hassan Ghul
(Baseado em Wikipedia)


3 comentários

  1. Salam, Jana Jan!

    Eu sempre apreciei esse ator. Ele é ótimo e em "O caçador de pipas", ele deu show!!

    Snif Snif, você já me adicionou no Google+?
    Aguardo sua adoção "adição",

    Bause Kbir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan! Também adoro a atuação dele em "O Caçador de Pipas", mas se você assistir "Gosto de Cereja" é difícil acreditar que ele nunca tinha atuado antes até aquela idade...

      Ué? eu já te add no Google+ nos círculos Amigos e da página do Chá-de-Lima, inclusive seus posts aparecem no meu mural. Eu que tenho frequentado pouco a página.

      Bause kabir!

      Excluir
  2. Saudações, Janaína.
    Adoro esse ator. Desde que o assisti em "Gosto de cereja", passei a seguir sua carreira, acho que foi amor à primeira vista. rs
    Abraços.
    Iara

    ResponderExcluir