HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Um passeio de 8 minutos pela Avenida Valiasr

Avenida Valiasr, Teerã
A Valiasr é uma gigantesca avenida que corta a cidade de Teerã, capital do Irã , em duas metades: ocidental e oriental. É também a maior rua no Oriente Médio e provavelmente uma das maiores do mundo com 17,3 km de comprimento. Nos dois estremos da Valiasr estão a Praça Tajrish ao norte e a Praça Rahahan ao sul. Construída nos tempos de Reza Shah Pahlavi, ela foi inaugurada com o nome de Avenida Pahlavi. Depois da Revolução Islâmica de 1979, o nome  foi mudado primeiro  para Avenida Mossadegh (em referência ao ex-primeiro-ministro nacionalista, Mohammad Mossadegh ) e mais tarde para Valiasr (uma referência ao 12 º Imam xiita). Ao longo da Valiasr  estão situadas inúmeras atividades da metrópole Teerã como um grande número de  lojas, shoppings, restaurantes,  hotéis, parques (como o Mellat) e centros culturais. (Fonte: Wikipedia)

Este vídeo mostra um passeio de automóvel por essa grande avenida. É meio longo, mas confesso que fiquei hipnotizada pela quantidade de árvores e pela trilha sonora que lembra um jogo de corrida!


2 comentários

  1. Salam, Jana Jan!

    Nossa! Parece não ter um fim a avenida!
    Um dia, você passará por lá...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam azizam Denise!
      É gigante, né! Espero passar por lá e fazer uma paradinha nos parques e lojinhas. Imagine que na primavera, essas árvores ficam cheias e verdejantes e no outono avermelhadas, e no inverno branquinhas de neve!
      Beijos e ótima semana!

      Excluir