HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

30 de Abril: Dia Nacional do Golfo Pérsico


Você sabia? 30 de Abril é um dia muito importante para o povo iraniano. Sabe por que? Nesta data é comemorado o Dia Nacional do Golfo Pérsico (em persa, Ruze Mellie Khalij Fars). A data foi proclamada em 2004 e é marcada por várias cerimônias em todo o Irã, especialmente nas cidades costeiras do sul.  
O Golfo Pérsico é uma extensão do Oceano Índico situada entre o Irã (Pérsia) e da Península Arábica. De acordo com o livro Documentos sobre o nome do Golfo Pérsico: a eterna herança dos tempos antigos,  o termo Golfo Pérsico e seus equivalentes têm sido utilizados  desde 400 a.C, mas em 1964, a Liga Árabe ratificou a mudança do nome para  Golfo Árabe  Aparentemente, esta mudança não foi aceita por alguns países árabes, mas após a guerra Irã-Iraque, a decisão foi tomada o que deixou os iranianos  irritados, especialmente quando os árabes tentaram usar o nome Golfo Árabe nos meios de comunicação ingleses.
 Depois de muitos encontros e seminários, ONG's e  geógrafos do Irã pediram ao governo para preservar o nome histórico do Golfo Pérsico. Finalmente, a República Islâmica do Irã em 2004, oficialmente designou o dia  30 de abril como o "Dia Nacional  do Golfo Pérsico", a decisão foi tomada pelo Conselho Superior da Revolução Cultural , presidida pelo ex-presidente Mohammad Khatami. Uma vez que a data coincide com o aniversário de uma campanha militar bem-sucedida contra a marinha portuguesa na Reconquista de Ormuz (1622).  Por mais de um século, a ilha de Ormuz no Golfo, permaneceu sob controle dos portugueses, mas eles foram derrotados e forçados a se retirar pelas forças iranianas de Shah Abbas.

(Fonte Wikipedia)


4 comentários

  1. Oi Jana!

    Que ótimo o golfo não ter mudado de nome! Na época, achei absurdo mudar um nome tão importante.

    Olha, aquele documentário está em minha lista, quando chegam as férias escolares?
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Cris!
      Particularmente eu não vejo nenhum problema em usar ambos os nomes uma vez que as duas regiões são banhadas pelo Golfo. O problema são as disputas nacionalistas envolvidas nessas nomenclaturas e as barreiras criadas a partir delas. Ainda bem que nós não temos nada com isso né? :)
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Salam amigos!
    O nome do golgo persico envolve uma questao de soberania nacional! Nao sou nacionalista e acho o nacionalismo uma praga, mas a questao eh que os arabes querem modificar a historia de uma forma absurda e agressiva resultado do pan-arabismo criado por Gamal Abdel Nasser!
    Imaginem se a moda pegar e os paises de lingua espanhola da America latina venham a chamar Amazonas de Rio Espanhol! Qual brasileiro que iria gostar e aceitar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Farzan! Muito interessante a sua colocação, nada como o olhar de alguém da região para entender essa questão.Obrigada pela contribuição!

      Excluir