HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Preparando um Super Samanu!

 O Ano Novo Iraniano é doce, doce, doce!
Todo ano,  duas semanas antes da chegada do Nowruz, o Ano Novo Iraniano, um grupo de voluntários se reúne na mesquita Alroghieh no sul de Shiraz, para preparar uma grande quantidade de Samanu e distribuir para as pessoas carentes da cidade. E o que é um Samanu? É uma espécie de pudim feito de brotos de trigo  preparado especialmente para o Ano Novo Iraniano e também um dos componentes da mesa do Haft-SinEste ano, estas pessoas de boa vontade preparam 220 kg deste doce!

Preparando os brotos de trigo
Meninos separando os brotos

Garotos com a mão na massa!
Homens de boa vontade na cozinha...
Saindo um cremoso Samanu...
Oba! Esse é pra mim? :)
Tradicionalmente, a preparação do Samanu é feita pelas mulheres durante a noite. Enquanto cozinham elas cantam alegremente até o amanhecer. No Tadjiquistão e Afeganistão elas cantam: "O Samanu está fervendo e nós estamos batendo palmas, os outros estão dormindo e nós estamos tocando o daf".

(Baseado em Payvand)

Quer  aprender a fazer esse doce?  O preparo é complicado, mas se alguém quiser tentar, eis aqui a receita:

 Samanu (4 porções) 

Ingredientes: 
500g de grãos de trigo sem casca
2kg de farinha de trigo peneirada

Modo de preparo:
1-Lave o trigo com água fria, então escorra. Adicione, água fria até cobrir 2-3 cm do trigo. Deixe descansar por 2 dias, trocando a água depois do primeiro dia. O trigo deve começar a germinar. Enxague completamente.
2- Espalhe o trigo sobre um tecido fino e embrulhe. Coloque-o em uma bacia e deixe-a em um local aquecido. Uma ou duas vezes por dia, borrife um pouco de água fria sobre o tecido para deixá-lo úmido, mas não ensopado.
3- Quando as raízes do trigo surgirem, espalhe-o em uma bandeja larga, então abra-o tecido e borrife com água. Continue borrifando uma ou duas vezes até os brotos prateados aparecerem. O trigo deve ser usado antes que os brotos fiquem verdes.
4-Triture o trigo em um processador, adicione dois copos de água fria e misture bem. Coe o excesso de água. Pressione bem forte o trigo para extrair a massa. Adicione a farinha e continue misturando até obter uma mistura bem rala, adicione mais água se necessário.
5-Leve a mistura ao fogo médio em uma panela larga por 30 minutos, mexendo sempre até que comece a ferver e engrossar e obter uma cor de caramelo. Continue fervendo até a água evaporar.
6-Gradualmente, adicione mais 1-2 copos de água quente e misture bem. Deixe ferver lentamente, mexendo às vezes até a mistura engrossar levemente. 
7- Leve ao forno por cerca 30 minutos em temperatura moderada. Ao esfriar, coloque em tacinhas e leve a geladeira.
Importante: Não coloque açúcar! A combinação da farinha com o trigo criará o seu próprio açúcar.

(Receita do site IranChamber)


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário