HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Dia da Árvore no Irã

Em persa a data é chamada de Ruz-e derakhtkari
(" Dia da arboricultura")
Hoje no calendário persa é dia 15 do mês de Esfand, ou seja, "Dia da Árvore" no Irã! Aqui no Brasil nós comemoramos a data no dia 21 de Setembro, início da nossa Primavera. Mas lembrando que o Irã se localiza no hemisfério Norte, só faltam 15 dias para a chegada da estação das flores por lá!
Você sabia que o Irã é a terra nativa de muitas espécies de árvores?
As seguintes plantas são originárias das terras da Pérsia: oliveira, macieira, cerejeira, pessegueira  damasqueiro, marmeleiro, limoeiro, figueira, romãzeira, ameixeira, cipreste, tamargueira, nogueira, pistache, amendoeira, aveleira, roseira, etc.
De todas as árvores nativas da Pérsia, o Cipreste é a que tem um significado mais especial. Os persas  acreditam que esta árvore é um símbolo de liberdade e integridade. Acredita-se que a essência da árvore traz com ela a veracidade, então quem respirar o perfume do cipreste não pode mentir ou enganar jamais.

Fonte: eHow e 
Wikipedia


4 comentários

  1. Só vim dizer que o layout do seu blog está muito lindo! Além de super organizado, sem poluição visual. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam querida Star! Fico tããão feliz que tenha gostado!! Deu um trabalhão danado mas valeu a pena né? Eu fiz a arrumação pra comemorar o 1º ano de blog, acho que fiquei uns 2 meses pesquisando tutoriais de como arrumar layouts :)
      Saiba que eu também amo o seu blog de paixão!

      Mibusamet!

      Excluir
  2. Salam, alma iraniana!

    muito interessante o dia da árvore de lá e o fato da essência do Cipreste: falar sempre a Verdade é também primordial no Islam.
    Gostei de conhecer a origem das árvores da Pérsia!
    Você gosta de qual fruta de lá em especial?

    Beijos e amanhã, celebre nosso Dia Internacinal da Mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam, azizam Denise!
      O mais interessante é que quase todas as casas iranianas tradicionais tem algum tipo de árvore no jardim. Acredito que cada árvore carrega uma essência especial, seria mágico tentarmos descobrir cada uma, né?
      Nossa, falando de frutas eu realmente não sei qual é a minha preferida rsrs... acho que das citadas acima gosto de todas!! Na cultura árabe a tamareira é que tem um significado especial, não é? Ah, com certeza amanhã vou celebrar o nosso dia!

      Hezar o yek boos boos!

      Excluir