HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Amu Nowruz, o "bom velhinho" do Ano Novo Persa

Grande boneco do Amu Nowruz em Teerã
Ano passado falamos de um personagem que simboliza o Nowruz, o divertido Haji Firuz. Este ano vamos conhecer mais alguns personagens. Hoje apresento para vocês o Amu Nowruz! Seu nome significa, o "Tio do Nowruz", e ele quase sempre chega junto com o Haji Firuz na comemoração do Ano Novo Persa.  
O Amu Nowruz é aquele que traz as flores do início da primavera e presentes para as crianças, o que nos faz pensar que provavelmente ele seja um primo distante do nosso Papai Noel. Além do Haji Firuz e do Amu Nowruz, também há um terceiro personagem feminino relacionado com a data que é a Naneh Sarma, que vamos conhecer depois. 
Enquanto o Haji Firuz é um jovem e animado palhacinho que toca tamborim e dança anunciando a festa do Ano Novo, o Amu Nowruz  é mais conhecido como a figura de um ancião respeitável, de barbas brancas, túnica verde e cajado na mão representando com sua longevidade a presença histórica do Nowruz cuja tradição passa de geração em geração. Enquanto o Haji Firuz passa pedindo Eidi (presentes em dinheiro) o Amu Nowruz é aquele que presenteia, atende os pedidos das crianças e assegura que elas tenham um ano novo repleto de saúde e felicidade. Embora os dois cheguem sempre juntos, parece que a o Haji Firuz passou a ser um ícone mais comercial da data, já que a imagem do Amu Nowruz quase sempre fica em um plano mais tradicional.

Amu Nowruz: qualquer semelhança com símbolos natalinos é "mera coincidência" (?)
Veja o trailer do desenho animado "Babak e seus Amigos" que mostra os personagens:


6 comentários

  1. Amei o blog, tudo que precisa para saber um pouco mais sobre o Irã, sou academica do curso de design, e estou montando uma ''marca'' para o irã como trabalho para uma disciplina, e adorei tudo aqui, mostra um outro lado do irã que jamais tinha imaginado, adorei :)'' queria saber se o irã já tem uma marca registrada (?) :S

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrielli, muito obrigada pela sua participação! Espero que o conteúdo do blog sirva de inspiração para seu projeto.
      Seja muito bem vinda, qualquer pergunta, ok?

      Abraços!

      Excluir
  2. Salam, Jana Jan!!

    Tudo bom?
    Como é interessante que algumas culturas têm intertextualidade, tantas conexões, certamente.
    Você, que gosta de desenhos e pintura, já conhece a novidade que acabei de postar? Dê um pulinho lá...
    Aguardo sua visita para tomarmos um chá de hortelã com mel,
    beijos,
    Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan!
      Já postei meu comentário sobre os quadrinhos do Nabil lá no seu blog.
      Essa história do Babak também é especial, porque ele é um menino iraniano que vive em outro país e vai comemorar os seu primeiro Nowruz e redescobrir a cultura de seus pais.

      Boos boos!

      Excluir
  3. Seu blog é o melhor do mundo!! AMOOO <3

    ResponderExcluir