HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

O que é Baba Karam?

O Baba Karam ou Jaheli é uma dança persa popular masculina, embora atualmente também seja bastante praticada por mulheres com um toque mais gracioso. A dança representa um tributo aos Jahels ("os ignorantes") personagens que eram uma espécie de "valentões do bairro", que tinham sua própria maneira de se vestir e suas próprias gírias. Geralmente eles não trabalhavam, portanto se encontravam nas casas de chá onde vivam bebendo até cair ou arrumando brigas. O personagem Baba Karam também é atribuído a um padeiro de certo vilarejo que após preparar os seus pães tarde da noite, saía com seus companheiros para beber e farrear usando seus trajes de galanteador.
Este tipo de dança com expressões bem-humoradas e movimentos atrevidos é executada principalmente em festas, e o figurino consiste em terno e chapéu pretos, camisas brancas e geralmente algum tipo de lenço que é parte importante da coreografia. Há um certo carinho pela imagem dos Jahels nos corações iranianos por representarem a ousadia e o bom-humor tão presentes na alma de seu povo.

>> Solo de Baba Karam apresentado pelo dançarino Davood Ashgharian:


>> Essa  performance do dançarino Mohammad Khordadian junto com um garotinho é muito fofa:


>> Um Baba Karam mais moderninho de Mohammad Khordadian com um grupo de garotas:


Estes vídeos apresentados aqui, são todos de iranianos que vivem fora do Irã e que popularizaram a dança que após a Revolução Islâmica foi proibida em público em seu país natal. Mas essas restrições não impedem que os iranianos sejam um povo apaixonado por dança.


2 comentários

  1. essa dança é muito divertida e lembra nosso "malandro" brasileiro !! bjoos

    ResponderExcluir
  2. Hehe... lembra mesmo! Também lembrei da dança grega do bêbado, quando eles equilibram o copinho na testa.

    Bjão e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir