HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Especial Irã: do Clichê à Realidade



Salam, amigos! Ontem encontrei este infográfico especial do Portal Terra sobre o Irã. A capa da reportagem promete surpreender! A reportagem é bem longa, levei bem uns 40 minutos para ler e ver tudo. Recomendo que vejam principalmente as fotos que são muito interessantes para quem não está familiarizado com a imagem do Irã como um país amistoso, de povo alegre e receptivo. O autor até consegue mostrar-se imparcial, depois de apresentar os aspectos positivos e tentar romper com os estereótipos, mostra também as críticas do povo ao governo e sobre a situação da mulher no país. Há também uma breve descrição sobre a paixão dos iranianos pelo Brasil, que não passa de outro clichê, afinal o mundo inteiro ama "o país do futebol e do carnaval". Por fim, a tentativa de mostrar o Irã como um país que ama receber os estrangeiros, dividido entre pessoas "liberais" e "religiosas", acaba ficando no meio termo entre clichê x realidade. Mas vale a pena conferir.


2 comentários

  1. Olá Jana!
    Amanhã vou me debruçar com calma sobre a reportagem.
    Adorei o post sobre as danças. Aquelas mulheres mostrando a barriga... seria um escândalo? E o garotinho, talentoso e fofo! Curti mesmo.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, saudade de vc por aqui! Veja as fotos da reportagem primeiro que dizem quase tudo, os textos são complementos.
      Sobre as danças, as meninas com blusa curta não estão no Irã, mas são imigrantes nos EUA. Por isso não há escândalo nenhum, grande parte da comunidade iraniana em outros países é bem liberal.Eu também gostei muito do garotinho ^_^
      Bjs e ótima semana!

      Excluir