HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Arte e Natureza no Parque Laleh em Teerã

Será um museu a céu aberto em Teerã?
O parque Laleh,  localizado na avenida Keshavarz em Teerã está recebendo atualmente um festival de Land Art, ou seja, esculturas e instalações que interagem com o meio ambiente. Segundo a organização do festival, todos os materiais utilizados na criação das obras foram retirados da natureza e não agridem o  ambiente. A land art é uma modalidade de arte contemporânea que está começando a ser explorada pelos artistas iranianos com muito sucesso, e muitas se comparam em qualidade com obras de artistas de outros lugares do mundo. O evento é encabeçado pelo artista visual Ahmad Nadalian, que já organizou 30 festivais de land art ao redor da aldeia de Polur, seu local de residência perto do monte Damavand. Nadalian também organizou um grupo de artistas que em breve criará obras de arte em estações do metro de Teerã. O festival do parque Laleh começou neste domingo e permanecerá e até o dia 1º de Abril. 

As esculturas interagem principalmente com as árvores do parque
Trazendo formas inusitadas...
E um espetáculo de cores surpreendentes!
Uma atmosfera futurística...
E também nostálgica...
As intervenções ora são sutis...
...ora extravagantes!
O povo do Irã ama as cores
Gostam de relembrar a grandeza de seus antepassados
Ensaiando a liberdade de voar
Entre a discrição e a ousadia
Olhar para a natureza na perspectiva das formigas...
Ou na perspectiva dos humanos?
Recordando que viemos do pó...
Baseado em Payvand


2 comentários

  1. Salam, linda alma iraniana!

    fiquei muito contente com sua visita ao meu blog e seus comentários colocaram luz no farol dos meus pensamentos, aquele que nunca deverá se apagar, porque pessoas, mesmo de longe, que fazem parte da grande família, trarão sempre boas novas e a manutenção da Boa Palavra, como você bem o fez.

    Sobre o post: Arte e natureza integradas é o que o mundo precisa! Se houvesse mais parques assim, quem sabe o interior das pessoas também não se harmonizaria? Allah Aalam...

    Ah, vou colocar uma foto com a Abaya lá no post dos Emirados....Aguarde.
    Mas eu e você amamos colorir, não é mesmo?

    Mil e um beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam azizam Denise!
      Mashallah! Fiquei muito honrada com a homenagem a mim lá no seu blog! A abaya preta é um espetáculo!! E suas palavras sempre doces alegram meu coração!
      Sobre o post: há dezenas de parques como esse em Teerã, e hoje em dia a arte é cada vez mais presente em todos os recantos da capital persa. Creio que essas obras são um convite a pensar com carinho sobre o que nos rodeia. Dá uma olhada também no site do artista destacado no post, é um belo exemplo de harmonia...

      Hezar o yek boos boos!

      Excluir