HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Os Famosos Bazares Persas


A palavra bāzār vem do persa, que significa "mercado" e este pode ser um complexo comercial localizado em um edifício estrategicamente localizado na maior praça da cidade ou uma rua com diversas lojas de mercadorias e serviços. Os bazares estão presentes em praticamente todas as cidades e vilas do Irã. Em um sentido mais abrangente, um grande bazar é composto de um conjunto de lojas com passagens e corredores. Dentro dos bazares também há outros serviços como escritórios, casas de banho, pousada para viajantes, escolas, mesquitas etc. Também existem os bazares menores que são chamados de Bazarcheh onde a população local faz suas compras no cotidiano.
No passado, os bazares eram o principal meio de economia no Irã, mas hoje, como resultado da modernização, eles estão gradualmente perdendo para os modernos shopping-centers. Com o crescimento em grande escala das cidades no Irã, as pessoas estão preferindo ir às compras em seu próprio bairro, a menos que estejam à procura de itens exclusivos que são vendidos  por um preço mais baixo no bazar. 
Além desses, ainda existem os bazares temporários que geralmente são feitos nas aldeias ou pequenos povoados, especialmente no norte do Irã ou nas áreas desérticas. Estes são mais parecidos com as  feiras tradicionais onde se pode ver artistas, vendedores de chá, pessoas com trajes coloridos e muitas outras atrações que produzem a atmosfera de um verdadeiro festival de compras.
Para os turistas, visitar um bazar persa não significa apenas compras e mais compras. É uma experiência mágica! Pois enquanto adquire, souvenirs de presente, em meio ao burburinho de vendedores e clientes também se tem a oportunidade de conhecer os hábitos e o calor humano do povo iraniano. E finalmente, não podia faltar a famosa pechincha! Enquanto negocia o melhor preço com o vendedor de tapetes, que tal saborear um bom café persa ou um chai adoçado com cubos de açúcar?

Alguns dos bazares mais famosos do Irã são:

  • Bazar de Teerã
Situado no sul da capital do Irã, é dividido em vários corredores e possui várias entradas. Cada corredor é especializado em diferentes tipos de mercadorias, incluindo artesanato em cobre, tapetes, papelaria, especiarias e metais preciosos. Também conta com os pequenos comerciantes que vendem todos os tipos de mercadorias. Hoje em dia, além dos muitos artigos tradicionais também há produtos modernos como eletrodomésticos.
  • Bazar de Isfahan
Construído no séc.XVII, o bazar que também é conhecido como Qeysarieh está localizado no centro antigo de Isfahan, na ala norte da monumental praça Naqsh-e Jahan. O complexo comercial fica em uma rua coberta de 2 kms  que liga a cidade antiga com a nova. O bazar de Isfahan, assim como a praça onde está localizado são famosos pela riqueza e sofisticação do artesanato local que atrai turistas do mundo inteiro.
  • Bazar de Tabriz
É um dos mais antigos bazares do Oriente Médio listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2010. Localizado no centro da cidade de Tabriz, esta estrutura espetacular consiste em vários sub-bazares, como o Amir Bazaar (ouro e jóias), o Mozzafarieh ( bazar de tapetes), o bazar de calçados e muitos outros. O bazar de Tabriz também foi um lugar importante em eventos históricos como a Revolução Constitucional Iraniana no fim do séc. XIX e  Revolução Islâmica nos anos 70.
  • Bazar de Kashan
Localizado no centro da cidade de Kashan, o bazar é famoso por sua arquitetura, especialmente na seção Timcheh Amin al-dowleh, onde a luz do sol penetra no edifício por uma abertura na esplêndida cúpula do teto. No complexo, ao lado dos bazares principais, há várias mesquitas, túmulos, hospedarias, galerias, piscinas e cisternas construídos em vários períodos diferentes.
  • Bazar de Kerman
Localizado na área sul do complexo Ganjali Khan, o Bazar de Kerman é um dos mais antigos centros comerciais no Irã. Seu belo edifício de tijolos coloridos é herança do período safávida. 
  •  Bazar de Shiraz
É o principal bazar de Shiraz, localizado no centro histórico da cidade. Existe provavelmente desde o séc. XI, mas sua construção foi concluída no séc. XVIII. O edifício possui belos pátios, hospedarias, casas de banho, e lojas antigas, que são consideradas os melhores lugares em Shiraz para comprar todos os tipos de tapetes, especiarias, artesanato e antiguidades.

Baseado em Iran Visitor e Wikipedia|Bazaar


3 comentários

  1. Salam, Jana Jan!

    Hummm, adoro um Bazar! Gosto de ficar olhando e vivenciando a atmosfera mágica que lá existe.
    E, se Allah assim permite, ser agraciada em comprar algo também é felicidade.

    Um beijo,
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. o bazer de Tabriz parece uma jóia,muito bonito ...espero que um dia eu possa conhecer ! bjs

    ResponderExcluir
  3. Salam amigas da Pérsia, Denise e Pah!
    Esses bazares são verdadeiras jóias de arquitetura e cultura... creio que alguns deles não dá pra conhecer em um dia só de tão grandes!

    Beijos e cházinho com cubos de açúcar para todas!

    ResponderExcluir