HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

O tradicional bordado Pateh de Kerman


O Pateh é um tipo de  bordado artesanal iraniano feito com lã colorida geralmente adornando roupas e acessórios  femininos como bolsas, sapatos e echarpes. Os motivos que compõem o estilo são vegetais como o Toranj (bergamota), Sarv (cipreste) e Booteh (arbusto) que também são padrões tradicionais dos tapetes iranianos. O estilo pateh é único no mundo e compõe os trajes típicos das mulheres e meninas da região de Kerman, no sudeste do Irã. Veja como são lindos esses trajes e acessórios!





Baseado em Payvand


5 comentários

  1. Que lindos, Jana! Adoro bordado.
    Quero os sapatinhos verdes...
    O local com tantos tapetes seria o quintal da fábrica? Que região ampla e toda atapetada, com aquelas senhoras bordando, tudo tão exótico!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero todos, Cris!!!
      Creio que na foto há bastante tapetes porque a região também tem tapetes incríveis e eles servem de inspiração para os bordados.
      Abraço carinhoso da Pérsia!

      Excluir
  2. Salam, Jana Jan!

    Uau! Adoraria saber fazer esses bordados. Amei os acessórios! São bem coloridos como os do Khaleeji.

    À propósito, há um novo video cultural sobre o Khaleeji no blog. A música é bem típica de la, venha apreciar dança típica dos homens do Golfo...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan!

      Eu também vi o vídeo em seu blog e ia dizer que adorei a música e as indumentárias emarati... mas não estou conseguindo comentar em seu blog, por quê? :(

      Boos boos!

      Excluir