HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

O Irã manda um macaco pro espaço


Essa notícia é no mínimo curiosa, mas não deve ter chamado muita atenção mundo afora. Aliás, apesar do título da reportagem parecer piada para muita gente, conforme mostram as fotos não tem nada de ironia. Aliás, quem aqui sabia que o Irã tava com essa tecnologia toda?
A República Islâmica do Irã enviou um macaco para o espaço em um vôo suborbital e ele retornou à Terra com segurança. Na segunda-feira, o Irã lançou o Pishgam Kavoshgar (Discoverer Pioneer) foguete, que levou o primata a uma altitude de 120 kms.  
"Neste projeto, estamos enviando um animal vivo, um macaco, para o espaço. A fisiologia deste tipo de macaco é muito semelhante a dos seres humanos. Estamos [usando] este macaco para testar sistemas de suporte à vida e condições de vôo. A cápsula é completamente selada e está equipada com máquinas que produzem oxigênio e absorvem o dióxido de carbono. Todos os sinais vitais serão transmitidos para a Terra, e as câmeras dentro da cabine vão gravar o evento ", disse o diretor da Agência Espacial iraniana, Hamid Fazeli.
O Irã lançou seu primeiro satélite de fabricação nacional, o Omid (Esperança), em 2009. A República Islâmica enviou suas primeiras bio-cápsulas de fabricação nacional contendo criaturas vivas ao espaço em fevereiro de 2010, utilizando o módulo  Kavoshgar-3  (Explorador-3).
O Irã é um dos 24 membros fundadores do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior, que foi criado em 1959.
 Fonte: Payvand 
 



Não é uma fofura esse macaquinho astronauta iraniano? Primatas somos nós! 


4 comentários

  1. Salam, Jana Jan!

    Interessante a notícia. Ainda bem que o bichinho retornou numa boa!
    Você, se tivesse oportunidade, viajaria para o espaço?

    Bause Kbir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan!
      Eu adoraria viajar para o espaço! Ver o nosso planeta lá de cima deve ser de tirar o fôlego, uma pena que o bichinho não pode contar a experiência rsrs... Mas o Irã tem história no espaço! Já ouviu falar da primeira mulher astronauta iraniana Anousheh Ansari?

      Boos boos!!

      Excluir

  2. Olá, Jana1
    Senti pena do macaquinho. Ele deve ter pensado que morreria na forca...
    Como tecnologia, é uma grande avanço.
    Abraço do leste paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Cris!
      É mesmo, o animalzinho deve ter sentido muito medo, mas voltou para a Terra são e salvo e deve estar recebendo os mimos dos pesquisadores rsrs...
      Quem dera o pensamento humano progredisse na mesma velocidade que a tecnologia né?
      Abraços do cantinho persa paulista!

      Excluir