HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

É Natal também no Irã?!

Decoração de Natal  em uma rua de Teerã
Apesar de ser um país predominantemente muçulmano, o Irã tem uma população cristã considerável. A maioria dos cristãos iranianos são armênios também conhecido como Parska-Hye que seguem  o rito Ortodoxo Oriental do cristianismo e têm seus próprios festivais e tradições. Além deles, também há cristãos assírios, católicos, protestantes e evangélicos.
O Natal no Irã é conhecida como a "Pequena Festa"(a "Grande Festa" ocorre durante a Quaresma, as seis semanas que precedem a Páscoa). Para os cristãos devotos, este é um tempo de paz e reflexão.
Os cristãos assírios especialmente, durante os primeiros 25 dias de dezembro, observam um grande jejum, durante o qual nenhuma carne, ovos, leite ou queijo  é consumido. Quando acaba o jejum, começa a festa, onde é preparada a carne em abundância para a ceia de Natal. A Véspera de Natal é o último dia do jejum. No dia de Natal, antes do amanhecer, os cristãos vão à missa, e assim que tenham recebido a comunhão  são autorizados a quebrar o jejum.
Então, começam os preparativos para a festa de Natal.  O prato principal para o dia de Natal é uma espécie de ensopado de frango e cevada, popularmente conhecido como Harrissa,  preparado em grandes quantidades e consumido durante vários dias. 
Hoje em dia, a cultura ocidental e o fenômeno comercial do Natal estão influenciando o Irã e modificando os costumes. Durante a época, principalmente em Teerã, é possível encontrar árvores de Natal e papais Noel importados da China, além da decoração típica enfeitando casas, igrejas e escolas cristãs e também em algumas lojas e ruas. 
Embora não seja um feriado oficial no Irã, as festividades de Natal estão se tornando cada vez mais populares entre os jovens iranianos. Cumprimentos de Feliz Natal são trocados com entusiasmo entre os iranianos nas redes sociais. Isso, em parte pode ser explicado, devido ao fato de os muçulmanos também reconhecerem o nascimento de Jesus Cristo que é considerado dentro do Islã como um dos santos mensageiros de Deus. 

>> Veja neste vídeo, como alguns cristãos iranianos celebram o Natal :


Baseado em Tehran Bureau e TheHolidaySpot

       Feliz Natal!!      
    !عید کریسمس مبارک     


2 comentários

  1. Janaína, feliz Natal. Abraço, José Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Henrique, obrigada pelos votos, vc é uma pessoa muito especial!

      Excluir