HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Estilos de Danças Iranianas

"Vem,
Te direi em segredo 
Aonde leva esta dança" 
- Jalaluddin Rumi
O termo persa para dança é bazi embora este mesmo termo signifique literalmente "jogar ou praticar  esporte". Mas, o termo raghs é o mais popular para dança na linguagem persa de hoje. E não é de se estranhar que grandes poetas persas como Rumi e Hafez citaram frequentemente a dança em seus poemas.
Em cada região do Irã, o estilo de dança encontrado é diferente, de acordo com a cultura e língua dos povos locais. Por exemplo, a dança curda é chamada  Halparke e a dança dos Luris se chama Bākhten ou Bāzee.
Jovens curdos iranianos dançando Halparke
O estilo de dança encontrado na maioria das cidades e entre os iranianos da diáspora é chamado de raghs ou gher dadan e é o único estilo executado por todos os iranianos, independentemente da etnia. A dança em si é altamente individualista e conta com performances de improvisação e solo assim como todas as outras formas de arte iranianas, como a música, etc.
A raghs, enfatiza os movimento da parte superior do corpo, junto com as mãos, ondulações de quadril e expressões faciais. Embora muitas vezes comparada a dança do ventre árabe, a  raghs iraniana é muito distinta, devido aos seus movimentos mais lentos e circulares.
A gher dadan  possui um ritmo mais rápido e ambas as partes superior e inferior do corpo são enfatizadas.
Na maioria das vezes, a raghs é executada em  reuniões familiares, onde os convidados se sentam em um círculo e um casal dança no meio, às vezes acompanhado por um donbak ou outro instrumento de percussão. A Raghs também é usada mais formalmente em vários eventos sociais, como casamentos e datas comemorativas como o Nowruz.

Baba Karam ou Jaheli

Entre as danças populares urbanas podemos citar o Baba Karam, uma dança tipicamente masculina, que hoje é também executada por mulheres, que dançam com chapéus pretos e echarpes. Este estilo de dança também é referido como Jaheli, ou seja,  um personagem iraniano que é o típico "valentão do bairro" que vai a casa de chá para se encontrar com seus amigos também Jahelis. 

Algumas Danças Folclóricas e Tradicionais

Dança Azeri

Os azeris habitam o noroeste do Irã, e a capital da província do Azerbaijão é a cidade de Tabriz. As danças do Cáucaso são caracterizadas por belos movimentos de mãos e braços e muitas vezes por pequenos passos deslizantes. As dançarinas  usam saia longas, que evocam a ilusão de que estão flutuando sobre o chão. As danças "às vezes melancólicas, às vezes animadas" são sempre líricas e expressam o orgulho natural das mulheres caucasianas. Antigamente, as mulheres dançavam apenas em casamentos e outras festividades.

 Dança Gilaki

Gilan é uma região do norte do Irã na costa sul do Mar Cáspio.  Esta é uma região pantanosa, onde é cultivado o trigo e, especialmente grande variedade de arroz. As danças típicas dessa região representam os rituais da colheita, semeadura celebrando a fartura. Um dos estilos mais conhecidos é o da cidade de Ghasemabad. >> Veja o vídeo.

Dança Bandari


Os habitantes do Golfo Pérsico viviam originalmente de pesca e extração de pérolas. Devido à sua localização geográfica, sua cultura, incluindo trajes, música e dança, é influenciada por muitas culturas circundantes: além da iraniana,  como árabes, indianos e africanos. A dança é acompanhada pela gaita de foles e palmas rítmicas. >> Veja o vídeo.

 Dança Qajar
 Estas danças pertencem a um gênero urbano chamado Kereshme ou Naz  que significa "flertar" e é talvez a característica mais importante das danças sociais urbanas do Irã. Expressões faciais, mímica, movimentos de mão requintados e movimentos fluidos dos quadris, ombros e braços também desempenham um papel central. Essa dança evoca a atmosfera dos entretenimentos da corte durante o período da dinastia Qajar (1796-1925).
Dança Qashqai
Estes são apenas alguns estilos dos numerosos existentes, entre as danças iranianas. Poderíamos citar também outros belíssimos estilos como as danças dos nômades Qashqai e Bakhtiaris...  mas em futuras postagens serão abordados outros estilos de danças  clássicas, populares e tribais com mais detalhes.

Sites consultados: 
Iran Dokht
Persian Dance - Wikipedia
Peyman and His Tonbak Website
Traditional Persian Dance|Shahrzad Khorsandi


5 comentários

  1. Salam, irmã iraniana!

    Oba! Fui a primeira a comentar!! rsrsr
    Fantástico o post e as fotos! Muito interessante as danças e tradições associadas a elas.
    A primeria lembra o Dabke...

    Um beijo e abençoado final de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan!
      Como sempre me honrando com sua presença por aqui!
      É verdade, há muitas semelhanças entre os estilos de danças do Oriente Médio, e essas danças circulares e grupais como o dabke e o halparke transmitem bem o espírito de comunidade das aldeias, enquanto outras expressões mais individuais parecem mais místicas.
      Um super beijo e um chaizinho quentinho para alegrar o coração!

      Excluir
    2. isso é mt legal me emocionei
      :')

      Excluir
  2. gostei do seu blog procurei muito um site com danças iranianas vou compartilhar no face book

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei um vídeo bem interessante sobre a cultura iraniana
    youtube.com/watch?v=MjV1MeVAAfo

    ResponderExcluir