HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

"O dia em que provei o gostinho doce da Pérsia"

O Sholeh Zard feito pela Cadbanou Nasrin
com os dizeres noshe jan (bom apetite em persa)
Salam! Lembra que eu tinha feito uma postagem sobre aquele pudim chamado Sholeh Zard? Pois aqui está  ele, o Sholeh Zard que eu provei na casa da Cadbanou Nasrin e família. Curiosos para saber o que eu achei? A única coisa ruim é que infelizmente você não vai encontrar esse doce tão fácil em outro lugar aqui no Brasil, a não ser na casa de alguma amiga iraniana boa de cozinha. A Cadbanou prepara esta iguaria persa com menos açúcar do que a receita original, mas acreditem, o resultado é um sabor light e sofisticado. Se você, assim como eu, é maluco por glicose dá até pra comer  sem culpa e sem pesar! 
No meu paladar tupiniquim, fiquei procurando alguma semelhança com o nosso arroz-doce, mas esta exótica receita é uma verdadeira alquimia da Pérsia: a base é o arroz e amêndoas picadas, que recebe essa cor amarela açafrão e a essência da água-de- rosas. A decoração feita com canela em pó e as vezes com pistache e pedacinhos de amêndoas é tão bonita, que às vezes dá uma dózinha de "atacar" o doce! Mas se você tiver a oportunidade de experimentar um sholeh zard, faça como eu, peça para tirar uma fotinha do doce e devore umas três tacinhas com bastante canela! 


4 comentários

  1. Salam, alma iraniana! Seu doce veio no momento certo em que estou feliz pela recuperação de Malala (veja no meu blog)
    Adoçamos a vida de várias formas, comendo esse doce maravilhoso, através de boas notícias e também louvando a Allah.

    Quando vi o doce acima, pensei que fosse de milho devido à cor, mas é o açafrão, não!? Interessante é que tenho uma garrafinha de água de rosas sempre por perto lá na cozinha. Um dia desses vou fotografar para você. Coloco até no café! Já experimentou assim?

    Um beijo e muita alegria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam azizam Denise! Esse doce é tão doce como doce de batata doce rsrs Sim! A cor amarelinha é por causa do açafrão, e foi a primeira vez que senti o gostinho da água-de-rosas também. Vou experimentar a sua sugestão, quem sabe eu a incorporo a minha vida!

      Que notícia maravilhosa sobre Malala, mesmo com tantos acontecimentos tristes, devemos agradecer por cada dia estarmos vivos e com saúde!

      Um beijão tão grande como o Damavand!

      Excluir
  2. Sempre que eu vejo esse doce eu lembro de uma receita portuguesa da minha bisavó.Aletria é um doce de origem árabe com decoração em canela que me faz lembrar muito o Sholeh Zard. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de um restaurante de Comida Persa em São Paulo. JS

    ResponderExcluir