HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

7 Locais Sagrados Xiitas no Irã

Você sabia? Os muçulmanos xiitas consideram os lugares associados ao profeta Mohammad, seus familiares e descendentes (incluindo os imams xiitas), seus companheiros e aos profetas como lugares sagrados. Depois de Meca e Medina, Najaf e Karbala no Iraque são os lugares  mais reverenciados pelos xiitas. Dentro do Irã há uma grande quantidade de santuários ou harams que além de local de peregrinação também atraem os turistas pela beleza indescritível de sua arquitetura. Conheça alguns deles:

1) Santuário do Imam Reza (Mashhad)


É um complexo que contém o mausoléu do 8º Imam dos xiitas duodecimanos e a segunda maior mesquita do mundo. O complexo abriga também a Mesquita Goharshad, um museu, uma livraria, quatro seminários, um cemitério, a Universidade de Ciências Islâmicas Razavi, refeitório para peregrinos, vastos pavilhões de oração e outros edifícios.

2) Santuário de Fatima Masumeh (Qom)


O santuário de Fatima, irmã do Imam Ali ibn-Musa Reza está localizado em Qom, a segunda cidade mais sagrada para os xiitas no Irã após Mashhad. Grande parte do complexo foi construído por Shah Abbas I no início do século XVII. O santuário conta com dezenas de seminários e escolas religiosas e também é representado no verso da moeda iraniana de 50 rials.

3) Mesquita Jamkaran (Qom)


Jamkaran está localizado nos arredores da cidade de Qom. Segundo a crença local, o 12º Imã (Muhammad al-Mahdi), figura messiânica dos xiitas duodecimanos, apareceu e ofereceu orações em Jamkaran. Nas noites de terça-feira, dezenas de milhares de fiéis  se reúnem em Jamkaran para  rezar e deixar uma bilhete com preces para o Imam em um poço atrás da mesquita.

4) Ghadamgah do Imam Reza (Nishapur)


Localizado no leste de Nishapur, a importância do local se deve ao fato do Imam Reza ter parado ali durante a sua viagem de Medina para Marv. O nome ghadamgah significa "pegada" e refere-se a  uma famosa pedra negra na qual está uma marca do pé do Imam Reza.

5) Santuário do Shah Abdol Azim  (Rey)


A sudeste de Teerã,  encontra-se a antiga cidade de Rey onde está o santuário de Shah Abdol Azim. Dentro do complexo estão enterrados o erudito  religioso Shah Abdul Azim (786-865 d.C), um descendente do Imam Hussein; Hamzeh, um irmão do Imam Reza; Hussain, bisneto do 2º Imam Hassan e Taher, descendente do 4º Imam.

6) Santuário de Bibi Shahrbanu (Rey )



O Santuário de Bibi Shahrbanu, situado nas colinas próximas à cidade de Rey, abriga os restos mortais da filha do último rei sassânida, Yazdigrid III. De acordo com a tradição local, ela foi esposa do Imam Hussain, neto do profeta Maomé.

7) Santuário  Shah Cheragh (Shiraz)


Depois dos santuários do Imam Reza em Mashhad e de  Fátima Masumeh, em Qom, o terceiro lugar mais venerado no Irã é o santuário de Shah Cherag ("Rei da Luz "), em Shiraz. O local abriga o mausoléu de Amir Ahmad e  Mir Muhammad, ambos irmãos do Imam Reza. 

Sites consultados:


Um comentário

  1. Oi, Pesquisando aqui sobre arte Islâmica para um trabalho e estou fascinado com a beleza e a diversidade desta! Mas as mesquitas Iranianas (Persas) e os prédios moçárabes da peninsula ibérica, como os de Granada, são as minhas obras arquitetônicas favoritas até então! Mas vim mesmo para agradecer pois esse foi o único blog até então onde achei os nomes de outras mesquitas além da de Isfahan (acho que é assim que escreve)! Infelizmente as informações são bem limitadas, tentarei pesquisar em inglês também para ver se acho mais! Fiquei querendo viajar para essa parte tão interessante do mundo! Obrigado! Não sou muçulmano, mas sim Cristão! Acredito que respeito e tolerância são indispensáveis! Que o futuro seja de mais paz entre duas culturas que por mais diferentes também são tão semelhantes! - Fillipe Azevêdo - João Pessoa-PB-BR

    ResponderExcluir